Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Governo de São Paulo informa que aulas estaduais serão mantidas

Governador João Doria disse que as aulas serão reiniciadas no dia 2 de fevereiro, conforme previsto

12 de Janeiro de 2022 às 15:27
Cruzeiro do Sul [email protected]
 Crian..a pendura mochila na cadeira de sala de aula da escola Thomaz Rodrigues Alckmin, no primeiro dia de retorno das escolas do estado de S..o Paulo para atividades extracurriculares em meio ao surto de coronav..rus (COVID-19) em S..o Paulo, Brasil 7 de outubro , 2020. REUTERS / Amanda Perobelli
Crian..a pendura mochila na cadeira de sala de aula da escola Thomaz Rodrigues Alckmin, no primeiro dia de retorno das escolas do estado de S..o Paulo para atividades extracurriculares em meio ao surto de coronav..rus (COVID-19) em S..o Paulo, Brasil 7 de outubro , 2020. REUTERS / Amanda Perobelli (Crédito: REUTERS / Amanda Perobelli)

O governo de São Paulo informou nesta quarta-feira (12) que o início das aulas no estado será mantido para o dia 2 de fevereiro, apesar do avanço de casos da variante Ômicron do novo coronavírus.

"As aulas serão reiniciadas no dia 2 de fevereiro, conforme previsto, independentemente de qualquer circunstância", disse o governador João Doria.

"Vamos continuar a pressionar o Ministério da Saúde para que possa fornecer mais vacinas [para as crianças]. Temos 20 milhões de crianças na faixa de 5 a 10 anos no Brasil", complementou. Segundo o Ministério da Saúde, há previsão de envio de 1,2 milhão de doses para o estado até o momento.

Durante o evento, o governador afirmou, ainda, que o prazo de retomada da jornada escolar presencial será mantido tanto na rede pública quanto na privada.

Vacinação infantil

A primeira remessa de imunizantes da Pfizer, específica para crianças, com cerca de 1,2 milhão de doses deve chegar ao Brasil amanhã (13), só então será distribuída aos estados para o início da vacinação. Para esse público, a vacina é diferente da que está sendo aplicada em pessoas acima dos 12 anos: a dose é menor e a composição do imunizante é diferente.

Na semana passada, o governador João Doria havia dito que o estado de São Paulo está pronto para iniciar a vacinação de crianças e que tem capacidade de aplicar até 250 mil vacinas por dia, caso estas doses estejam disponíveis.

A faixa etária entre 5 e 11 anos é estimada em 4,3 milhões de pessoas no estado, sendo que 850 mil delas apresentam alguma comorbidade ou são indígenas ou quilombolas e terão prioridade na vacinação.

Para agilizar a vacinação em São Paulo, o governo estadual solicita que os pais façam o cadastro dos filhos no site Vacina Já. O pré-cadastro é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento nos locais de imunização, evitando filas e aglomerações.

Vacina segura

O secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, reafirmou a segurança dos imunizantes e e assegurou a eficácia da vacina contra covid-19 em crianças. "Nós temos vacinas que se mostram seguras e eficazes", disse ele. 

"Não temos risco de vacinar, mas o risco de negligenciar a vacina. Vacinas já se consagraram como proteção. A segurança da vacina é infinitamente maior do que eventuais riscos", reforçou. (Agência Brasil)