Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

Ômicron leva a recordes de novos casos

28 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Somente ontem, mais de 2,6 mil vôos foram cancelados.
Somente ontem, mais de 2,6 mil vôos foram cancelados. (Crédito: ANNA MONEYMAKER / AFP)

 

O avanço da variante Ômicron do novo coronavírus no Hemisfério Norte levou diversos países a bater recorde de contágios de Covid no feriado de Natal e mobilizou governos de Estados Unidos, Alemanha, França, Itália e Grécia a planejar novas medidas contra a nova cepa do vírus.

Em paralelo, o cancelamento de voos provocado pelo contágio de equipes de comissários, pilotos e pessoal de apoio em aeroportos ainda afeta o transporte aéreo nesses países, com mais de 2,6 mil viagens suspensas somente ontem (27), mil delas nos EUA.

A Europa é a região do mundo com mais casos registrados nos últimos sete dias, com 2.901.073 (55% do total mundial), e o maior número de mortos -- 24.287 em uma semana (53% do total), seguida de Estados Unidos e Canadá (10.269 mortos, 22%).

A França e o Reino Unido superaram nos últimos dias a marca de 100 mil casos diários, enquanto os Estados Unidos -- onde a Ômicron é responsável por 70% dos casos -- passaram de 200 mil, um aumento de 65% nos últimos 14 dias. Outros recordes de contágio foram batidos também na Irlanda, Itália, Austrália, Dinamarca e Grécia. Autoridades americanas temem que o número de casos ultrapasse 1 milhão por dia, um número quatro vezes maior do que o pior momento da pandemia no país até agora.

O presidente americano, Joe Biden, admitiu que é preciso fazer mais para que os americanos tenham acesso aos testes de Covid depois que eles se esgotaram na maioria das farmácias antes do Natal. (Estadão Conteúdo)