Buscar no Cruzeiro

Buscar

Natal e réveillon

Litoral paulista terá reforço na segurança

23 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Praia de Maranduba, em Ubatuba, que enfrenta onda de roubos.
Praia de Maranduba, em Ubatuba, que enfrenta onda de roubos. (Crédito: RONALDO SILVA / ESTADÃO CONTEÚDO)

 

Os 16 municípios do litoral de São Paulo vão receber um reforço de quase 3 mil policiais para o policiamento durante a alta temporada de verão, incluindo Natal e ano-novo. O anúncio foi feito ontem (22), pelo governador em exercício, Rodrigo Garcia (PSDB), durante visita ao litoral norte. A previsão é de que as cidades recebam cerca de 4 milhões de turistas só para as festas natalinas e do réveillon, estimam as prefeituras. O governo vai também abrir 10,6 mil vagas diárias para policiais civis e militares que desejarem trabalhar nas folgas no reforço do policiamento.

“Aquilo que já era tradição em São Paulo, de reforçar a segurança pública no período do verão, agora se torna mandatório e ainda com mais preocupação do governo”, disse Garcia, em Caraguatatuba. As ações foram divididas em duas etapas, a primeira de ontem a 30 de janeiro e a segunda de 31 de janeiro a 6 de março de 2022.

O reforço atende os 4 municípios do litoral norte (Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela), nove de Baixada Santista (Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe) e três do litoral sul (Ilha Comprida, Iguape e Cananéia).

Ubatuba preocupa

Algumas cidades praianas, como Ubatuba, já enfrentam ondas de furtos e assaltos devido ao aumento da população nesta época. Na cidade, o número de furtos aumentou de uma média diária de 82 para 133 nos últimos dois meses. Nesta semana, 175 policiais desembarcaram em Ubatuba.

Em todo o litoral, o policiamento terá apoio de 270 viaturas, 74 embarcações, cinco aeronaves e 25 drones -- esses equipamentos serão usados sobretudo para a vigilância das praias. Segundo o governador em exercício, a Polícia Civil participará das ações de rua, além de reforçar os plantões dos institutos de criminalística e de medicina legal. (Estadão Conteúdo)