Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

Governo de SP prorroga uso obrigatório de máscara até 31 de janeiro

O Estado informou que o objetivo da medida é reforçar a proteção da população contra a Covid-19

20 de Dezembro de 2021 às 12:52
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Fábio Rogério / Arquivo JCS (4/5/2020))

O Governo do Estado de São Paulo anunciou, nesta segunda-feira (20), a prorrogação do uso obrigatório de máscara em locais coletivos até o dia 31 de janeiro de 2022. O governo informou que o objetivo da medida é reforçar a proteção da população contra a Covid-19. 

Segundo o Estado, além do coronavírus, a máscara protege contra outros vírus. "A utilização da proteção facial segue vigente em SP e será mantida em virtude da necessidade de manter hábitos preventivos e complementares à vacinação, contribuindo para minimizar o impacto tanto da Covid-19 e suas variantes, quanto do vírus Influenza, causador da gripe", informou, em material divulgado à imprensa. 

O uso de máscaras no Estado de São Paulo é obrigatório desde 1º de julho de 2020. Conforme o governo, desde esta data até 30 de novembro deste ano, as equipes do Centro de Vigilância Sanitária (CVS) realizaram 536.887 inspeções e 10.476 autuações relacionadas ao descumprimento de normas sanitárias.

O não uso do item de proteção em espaços públicos prevê multas de R$ 552,71 por pessoa física e de R$ 5.294,38 por estabelecimento, conforme resolução estadual, pois estes devem prezar pela segurança dos seus colaboradores e consumidores.

Flexibilização 

No fim de novembro, o govenador do Estado, João Doria (PSDB), anunciou que retiraria, a partir de 11 de dezembro, a obrigatoriedade do uso de máscara em locais público. Porém, no início deste mês, Doria atendeu recomendação do Comitê Científico e decidiu manter a utilização obrigatório do item. Ele recuou após a detecção de casos da variante Ômicron, originária da África do Sul, em São Paulo. (Da Redação)