Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

Quatro Estados têm surtos de gripe devido à baixa cobertura vacinal

Por causa da Covid-19, muitas pessoas deixaram de se vacinar na campanha nacional contra o Influenza

17 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Preocupados com a Covid, muitos
Preocupados com a Covid, muitos "se esquecem" da gripe. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (6/7/2021))

Depois do Rio de Janeiro e São Paulo, outros quatro Estados registram aumento nos casos de gripe, causada principalmente pelo vírus Influenza A H3N2. Os surtos epidêmicos acontecem na Bahia, Espírito Santo, Amazonas e Rondônia em momento atípico. A circulação do vírus não é comum neste período de temperaturas elevadas.

Especialistas apontam relação com a baixa cobertura vacinal. Por causa da pandemia de Covid-19, muitas pessoas deixaram de se vacinar na campanha nacional contra o Influenza, realizada pelo Ministério da Saúde de abril a julho deste ano. Também lembram que a flexibilização das medidas contra a Covid permitiu uma ação mais ampla do vírus da gripe, mesmo fora de época.

A Secretaria de Saúde da Bahia confirmou nesta quinta-feira (16) o primeiro óbito pelo vírus A H3N2. A paciente, uma idosa de 80 anos, estava internada em hospital privado de Salvador e morreu devido às complicações causadas pela variante do vírus. Conforme a pasta, ela estava vacinada com as três doses contra a Covid-19, mas não havia tomado a vacina contra a gripe. A paciente tinha diabetes e doença cardiovascular.

Até a manhã de ontem, foram registrados 174 casos de síndrome gripal com resultado positivo para Influenza A H3N2 em todo o Estado. Do total, 48 pacientes evoluíram para a síndrome respiratória aguda grave e precisaram de internação. A capital, Salvador, concentra a maioria dos casos (144) e de internações (46). Outros pacientes estão internados em Camaçari e Lauro de Freitas. O aumento no número de pessoas com sintomas levou à formação de filas em algumas unidades de pronto-atendimento da capital baiana. (Estadão Conteúdo)