Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

PF faz buscas contra Ciro e Cid Gomes

16 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ação se deve a supostas propinas nas obras do Castelão.
Ação se deve a supostas propinas nas obras do Castelão. (Crédito: PORTAL DA COPA)

 

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã de ontem (15) a Operação batizada Colosseum (referência ao Coliseu, localizado em Roma, na Itália) para apurar supostas fraudes e pagamento de propinas a agentes políticos e servidores públicos envolvendo as obras no estádio Castelão, em Fortaleza, capital cearense, entre 2010 e 2013. Entre os alvos das buscas estão o presidenciável Ciro Gomes e o ex-governador Cid Gomes, seu irmão.

Um efetivo de 80 policiais federais cumpriu 14 mandados de busca e apreensão em endereços de Fortaleza, Meruoca, Juazeiro do Norte (CE), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e São Luís (MA). As ordens foram expedidas pelo juiz Danilo Dias Vasconcelos de Almeida, da 32ª Vara Federal Criminal no Ceará. O magistrado ainda determinou a quebra dos sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático de Ciro e Cid Gomes.

De acordo com a PF, as investigações miram em “possível pagamento de vantagem indevida para que a Galvão Engenharia obtivesse êxito no processo licitatório da Arena Castelão e, na fase de execução contratual, recebesse valores devidos pelo Governo do Estado ao longo da execução da obra de reforma, ampliação, adequação, operação e manutenção do Estádio”.

No Twitter, o Ciro Gomes negou as acusações, afirmou que a Policia Federal está subordinada a Bolsonaro e que o presidente “transformou o Brasil num Estado Policial que se oculta sob falsa capa de legalidade”. “Não tenho nenhuma ligação com os supostos fatos apurados. Não exerci nenhum cargo público relacionados com eles”, escreveu. (Estadão Conteúdo)