Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Lei restringe criação de ‘passaporte’ estadual

10 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: ARQUIVO JCS)

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), deve enfrentar dificuldades jurídicas em sua intenção de implementar a exigência do comprovante de imunização para a entrada de viajantes em São Paulo. A ideia tem o apoio de entidades do setor de saúde, especialistas e até da prefeitura de Guarulhos, onde fica o maior aeroporto internacional do País. No entanto, cabe à União decidir sobre portos e aeroportos.

A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto de Guarulhos, e a Santos Port Authority, responsável pelo Porto de Santos, afirmaram, em nota, que a implementação de protocolos higiênicos, sanitização e comportamento é de responsabilidade Anvisa. Já o órgão federal informou que “não cabe à Anvisa avaliar a competência referente a outros entes da federação”.

Para o médico e advogado sanitarista Daniel Dourado, a Lei Orgânica da Saúde (Lei 8080/1990), estabelece que a vigilância sanitária e a criação de regras para aeroportos, portos e fronteiras são atribuições federais. “Por outro lado, tanto a Lei do SUS quanto a Lei da Anvisa abrem a possibilidade de atuação suplementar de Estados e municípios nos casos em que Estado não define as regras”, diz.

Ocorre que o Ministério da Saúde, Casa Civil e Ministério da Justiça definiram uma portaria sobre o tema. “Aí não caberia mais o termo suplementar”, afirma. (Estadão Conteúdo)