Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Asas de mariposas causam surto de coceira na região da grande Recife

09 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Divulgação)

 

O surto de lesões que causam coceira registrado em municípios da região metropolitana do Recife foi provocado por mariposas, segundo nota técnica da Sociedade Brasileira de Dermatologia divulgada ontem (8).

Os mais de 200 casos foram identificados em duas comunidades de uma área de reserva de Mata Atlântica do Parque Estadual Dois Irmãos. Várias hipóteses foram levantadas, incluindo intoxicação por ivermectina, escabiose e picadas de insetos.

O incomodo caso foi parar na Sociedade Brasileira de Dermatologia, que matou a charada. “A chave do problema repousa nas asas de mariposas do gênero Hylesia, que se reproduzem nesta época do ano”, informou a entidade.

Os insetos, de acordo com o documento, “entram em ambientes domésticos e, ao se debaterem contra focos de luz, liberam cerdas corporais minúsculas que penetram profundamente na pele e causam intensa dermatite”.

Esse tipo de mariposa é comum em todo o Brasil e outros episódios já ocorreram em diferentes regiões, inclusive no interior paulista. (Agência Brasil)