Buscar no Cruzeiro

Buscar

Para o Supremo

Indicação de ex-AGU André Mendonça é aprovada pelos senadores

A cerimônia de posse será no dia 16 de dezembro, um dia antes do encerramento das atividades da Corte, que entra em recesso

01 de Dezembro de 2021 às 19:27
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ex-advogado da Advocacia-Geral da União passa pelo Senado
Ex-advogado da Advocacia-Geral da União passa pelo Senado (Crédito: Isac Nóbrega/PR)

O Senado aprovou, na noite desta quarta-feira (1º), por 47 votos favoráveis, a indicação do ex-advogado-geral da União André Mendonça ao Supremo Tribunal Federal (STF). Foram 32 votos contrários. Eram necessários 41 votos, portanto, seis a mais. Ele passa agora a ser o 11º ministro do STF. Andrê Mendonça vai assumir a vaga do ministro Marco Aurélio Mello. A cerimônia de posse será no dia 16 de dezembro, um dia antes das atividades da Corte, que deve entrar, posteriormente, em recesso.

Na tarde desta quarta-feira (1º), os senadores aprovaram a indicação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A sabatina demorou mais de 8 horas. Ao final, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou o resultado na CCJ e garantiu que o plenário votaria ainda nesta quarta-feira a indicação do ex-advogado-geral da União.

Ele já era cotado para a cadeira desde julho de 2019, quando entrou na lista de postulantes após o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmar, em um culto com a bancada evangélica na Câmara, que levaria ao Supremo um nome "terrivelmente evangélico".

Com a aprovação dos senadores, o presidente da CCJ da Câmara dos Deputados, David Alcolumbre (DEM-AP), amarga uma derrota, já que segurou por meses a análise da indicação na Comissão. (Da Redação)