Buscar no Cruzeiro

Buscar

Estado de SP

Lei beneficia setor de produtos artesanais

23 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O mel está entre os produtos que terão produção e venda desburocratizadas.
O mel está entre os produtos que terão produção e venda desburocratizadas. (Crédito: ARQUIVO JCS)

A Lei dos Produtos Artesanais de Origem Animal do Estado de São Paulo foi sancionada pelo governo do Estado de São Paulo na última quinta-feira (18). O governo paulista também instituiu o grupo de trabalho para regulamentação da nova lei, que promete desburocratizar a produção e comercialização de queijos e demais produtos artesanais em todo Estado.

O objetivo da iniciativa é estimular o crescimento desse setor no Estado. O governador João Doria ainda anunciou o projeto “Produtos Artesanais e Tradicionais do Agro de São Paulo”, para fomento, valorização e apoio à produção agropecuária artesanal.

A Lei dos Produtos Artesanais de Origem Animal do Estado de São Paulo traz novas normas para comercialização e produção de produtos artesanais alimentícios, como os queijos, linguiças, pães e bolos. O Governo de São Paulo propôs as mudanças, pois a legislação anterior não atendia às necessidades do pequeno produtor e da agroindústria de pequeno porte. A iniciativa partiu de estudos realizados pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

A nova legislação prevê a desburocratização da produção e comercialização dos produtos artesanais e a regularização de produtores. Serão beneficiados produtores de pequeno porte de diversas cadeias produtivas incluindo, por exemplo, mel, derivados de cana, cachaça, peixe salgado seco, processados de pequenos animais, cafés especiais, entre outros.

Os anúncios foram realizados durante a abertura do Mesa SP 2021, que aconteceu até o dia 20 de novembro, no Memorial da América Latina. Os secretários de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges; de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen; e de Turismo e Viagens, Vinícius Lummertz; também participaram do evento. (Da Redação)