Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Confronto em favela no Rio deixa mortos e PM faz ocupação

No sábado (20), o sargento Leandro Rumberlsperger da Silva, de 38 anos, foi baleado e não resistiu

22 de Novembro de 2021 às 12:24
Cruzeiro do Sul [email protected]
Moradores recolheram nove corpos numa área de mangue, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo
Moradores recolheram nove corpos numa área de mangue, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo (Crédito: Reprodução)

A Polícia Militar vai realizar operação no Conjunto de Favelas do Salgueiro, em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, e permanecerá na região para "garantir o trabalho de perícia da Polícia Civil". 

A decisão de fazer a ocupação foi tomada após a Secretaria de Estado de Polícia Militar ser informada de que havia corpos em uma área de manguezal na localidade de Itaúna, no Salgueiro. "Até o momento, as informações preliminares apontam que sete corpos foram encontrados". 

Moradores, no entanto, relatam que foram encontrados, pelo menos, oito corpos e que eles mesmos os levaram para uma região junto às casas, onde foram cobertos por panos brancos. Bombeiros disseram que, por questão de segurança, não podiam entrar na comunidade, que, desde o fim de semana, passa por intensos tiroteios entre traficantes e policiais.

Segundo a PM, na tarde deste domingo (21), policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) participaram de uma operação no Salgueiro, depois de receberem informações de que um dos criminosos - apontado como participante de um ataque à equipe do 7ºBPM no sábado (20) - estaria ferido ainda no interior da favela. Nesse confronto, o sargento Leandro Rumberlsperger da Silva, de 38 anos, foi baleado. Ele chegou a ser levado para o Hospital Estadual Alberto Torres, mas não resistiu ao ferimento.

Confronto

"As equipes foram atacadas nas proximidades de uma área de mangue com mata, ocorrendo um intenso confronto", disse a Polícia Militar.

De acordo com a secretaria, na ação foram apreendidas duas pistolas, 14 munições calibre 9 mm, 56 munições de fuzil calibre 762, cinco carregadores (dois para fuzil e três para pistola), um uniforme camuflado, 813 tabletes de maconha, 3.734 sacolés de pó branco e 3.760 sacolés de material assemelhado ao crack. A ocorrência foi registrada na 72ª DP, no Mutuá, bairro de São Gonçalo.

Ainda segundo a secretaria, no mesmo dia, por volta de 15h, "uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionada por conta de um indivíduo ferido e criminosos armados obrigaram a retirada [dele] de Salgueiro. O homem morreu e foi reconhecido por policiais do 7ºBPM como um dos envolvidos no ataque criminoso à guarnição no sábado. Desta vez, o registro foi feito na 73ª DP, em Neves, também bairro de São Gonçalo.

Defensoria

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro informou que, por meio de sua Ouvidoria Externa, recebeu, na noite de ontem, relatos sobre "a violenta operação" no Salgueiro. A Ouvidoria informou ao Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) sobre o fato e pediu medidas cabíveis  para "interromper as violações". A defensoria informou ainda que está em contato com as lideranças locais prestando orientações necessárias.

Representantes da Ouvidoria e do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh) irão hoje, às 14h, à comunidade, junto com outras instituições de direitos humanos. Lá, eles pretendem "coletar informações sobre o ocorrido para as medidas, inclusive judiciais, que se fizerem necessárias em defesa dos moradores, vítimas e seus familiares". (Agência Brasil)