Buscar no Cruzeiro

Buscar

Empreendedoras

Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino: 5 livros inspiradores

Para celebrar o dia 19 de novembro, separamos 5 livros de autoras que toda mulher empreendedora precisa ler

19 de Novembro de 2021 às 12:45
Da Redação [email protected]
Muitas iniciam um negócio próprio pela necessidade de complementar a renda da família
Muitas iniciam um negócio próprio pela necessidade de complementar a renda da família (Crédito: Unsplash)

Cada vez mais mulheres ao redor do mundo têm mudado suas realidades e criado seus próprios negócios - e não tem sido diferente aqui em território nacional. A pesquisa GEM, realizada aqui no país pela parceria entre o Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), mostra que 55,5% das pessoas que recém começaram um empreendimento são mulheres. O Brasil ocupa o 7º lugar no ranking dos países com maior proporção de mulheres entre os empreendedores iniciais

Muitas iniciam um negócio próprio pela necessidade de complementar a renda da família ou mesmo sustentá-la. Outras procuram superar alguns desafios como receber um salário de acordo com suas capacidades de gerar valor; evitar assédio ou o preconceito que pode sofrer em outras empresas, e ter maior flexibilidade, principalmente para aquelas que são mães. De acordo com a Rede Mulher Empreendedora (RME), 53% das mulheres empreendedoras possuem filhos e precisam conciliar muitas atividades.

Seja para quem está começando no universo do empreendedorismo, seja para as mulheres que já estão liderando seus próprios negócios, separamos abaixo cinco dicas de livros que vão inspirar, empoderar e ajudar a desenvolver e identificar habilidades e potenciais, impactando positivamente no dia a dia de trabalho. Boa leitura!

"Proprietárias – Ascensão Feminina no setor imobiliário", Elisa Tawil (Maquinaria Editorial, 192 páginas)

A ideia de ter um patrimônio ainda está fortemente vinculada ao legado de uma figura masculina. O livro Proprietárias - A ascensão da liderança feminina no setor imobiliário chama a atenção para um assunto crucial quando se fala em equidade de gênero: a conquista da independência da mulher através do setor imobiliário. “Quando a mulher constrói seu patrimônio, vislumbra não só a independência financeira, como também a independência de vida”, defende a autora.

“Empreendedorismo Criativo”, Mariana Castro (Editora Portfolio Penguin)

Negócios com propósito e que usam a criatividade para fincar sua bandeira no mundo. O livro conta a história de empreendimentos que reinventaram a forma de oferecer produtos e serviços e, com isso, transformaram o seu entorno.

"Ganhar, Gastar, Investir – o Livro do Dinheiro Para Mulheres", Denise Damiani e Cynthia de Almeida (Editora Sextante)

Este livro fala sobre como usar melhor e de maneira mais inteligente o dinheiro - relação essa bastante complexa e que envolve sentimentos dos mais variados. Traz temas como casamento e divisão de despesas, maternidade, mesada, além de histórias de mulheres inspiradoras, inspirando a retomar as rédeas da sua vida financeira.

"Extraordinárias – Mulheres que Revolucionaram o Brasil", Aryane Cararo e Duda Porto de Souza (Editora Companhia das Letras)

Este livro fala de figuras históricas do país, que revolucionaram seu tempo. Nomes como Dandara, Maria da Penha e Bertha Luz têm suas trajetórias inspiradoras compartilhadas nessa obra.

 “Empreendedoras de Alta Performance”, Andréia Roma, Tatyane Luncah e Vanessa Cotosck (Editora Leader)

Reúne a história de 40 mulheres brasileiras, revelando as estratégias de empreendedorismo feminino adotadas por elas. Traz exemplos e ensinamentos para mulheres que têm o objetivo de se preparar para o mundo dos negócios.