Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Registrado como Hitler, indígena consegue mudar de nome no AM

18 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Fachada da Defensoria Pública do Amazonas.
Fachada da Defensoria Pública do Amazonas. (Crédito: Clóvis Miranda / DPE-AM)

Imagine ser registrado com o nome de um ditador responsável pela morte de 6 milhões de pessoas. No Amazonas, um homem batizado como Hitler recorreu à Defensoria Pública Especializada de Registros Públicos para mudar o nome que lhe causava constrangimento. Ele ainda requereu a inclusão, em sua nova identificação, do povo e do clã indígena de origem.

As solicitações de mudança de nome são uma demanda relativamente expressiva na Defensoria. Só neste ano, foram ajuizados 85 processos. Um destes processos foi o de Yura. Antes Hitler, ele passou a se chamar Yura Niwa Wani Ni-Nawavo Marubo Comapa Franco. “Agora trago o nome com o qual me identifico, o nome do meu povo”, afirma. Yura tem 41 anos, nasceu em uma aldeia em Atalaia do Norte, a 1.138 quilômetros de Manaus. É bacharel em direito e funcionário público.

No caso específico dele, foi feita a alteração do prenome que causava constrangimento para o nome indígena, com sobrenome que identifica o povo de origem. Além disso, a pedido dele, a Defensoria solicitou a inclusão da identificação do clã a que ele pertence. Dessa forma, Yura Niwa Wani é seu prenome, que significa pessoa falante, comunicativa. Ni-Nawavo é o clã, “Marubo” é o povo e “Comapa Franco” o sobrenome original, que permanece.

Ele conta que a ideia de registrá-lo como Hitler foi do pai já falecido, que foi militar e tinha empatia pela figura e história do ditador alemão. (Estadão Conteúdo)