Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Brasil firma acordo com Rússia para garantir fertilizantes

18 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ministério da Agricultura quer evitar corte no fornecimento.
Ministério da Agricultura quer evitar corte no fornecimento. (Crédito: EMIDIO MARQUES / ARQUIVO JCS )

O Ministério da Agricultura informou ontem que autoridades e empresários russos com os quais a ministra Tereza Cristina se reuniu em Moscou garantiram que não vão deixar de cumprir os contratos de fornecimento de fertilizantes ao Brasil, com possibilidade de aumentar o volume de exportações. “O ministro do Desenvolvimento Econômico da Rússia, Maksim Reshetnikov, assegurou a manutenção do fornecimento ao Brasil de fertilizantes de potássio e fosfato e, se possível, aumento de exportações para a próxima safra.”

Ainda segundo a pasta, o vice-presidente da produtora global de fertilizantes minerais complexos Acron, Vladimir Kantor, assegurou o aumento de ao menos 10% das exportações de fertilizantes para o Brasil.

A Rússia representa cerca de 20% do total de fertilizantes importados pelo Brasil. Recentemente, o governo do país anunciou restrições às exportações de fertilizantes nitrogenados por meio de cotas de exportação pelo período de seis meses a partir de 1º de dezembro, com o objetivo de evitar escassez no mercado interno.

Tereza Cristina afirma que o governo também se antecipa para evitar que as sanções econômicas contra Belarus, de onde sai 20% do potássio usado no campo brasileiro, provoquem novo aumento no preço dos alimentos e prejudiquem o fornecimento de fertilizantes para a safra de verão.

Carnes

Quanto ao segmento de carnes, a ministra se reuniu com o chefe do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia, Sergey Dankvert, que garantiu a realização de uma visita de inspeção ao Brasil, ainda no primeiro trimestre de 2022, o que possibilitará a habilitação de novas plantas frigoríficas brasileiras para exportação. (Estadão Conteúdo e Redação)