Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Especialistas não vêem risco de mais ataques de tubarão em SP

17 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ataque de Turbarão em Ilha Comprida.
Ataque de Turbarão em Ilha Comprida. (Crédito: Reprodução / Rócio Um Bom Lugar Iguape)

O registro de ao menos três ataques a banhistas nas últimas duas semanas no litoral de São Paulo tem preocupado moradores e turistas às vésperas da alta temporada nas praias. A presença de tubarões na região e a ligação deles com os casos ainda está sob apuração, mas os especialistas ponderam que, até aqui, os indícios não são suficientes para configurar um padrão de risco.

Os ciclos naturais dos animais na busca por alimento e reprodução, além de mais gente dentro da água, podem estar favorecendo os registros vistos neste mês, apontam pesquisadores. Também deve ser considerada a possibilidade de os casos envolverem outras espécies. No dia 3 e no dia 15 deste mês, pessoas se feriram em ataques em Ubatuba e em Ilha Comprida, respectivamente. É apurado um terceiro caso, também em Ubatuba, no dia 15.

Otto Bismark, professor de biologia de peixes marinhos da Universidade Estadual Paulista (Unesp), diz que são esperados mais relatos de casos no verão. Pesquisador de tubarões há mais de 20 anos, ele afirma que esses eventos exigem investigação cuidadosa. “A divulgação apressada, sem confirmação, ajuda a criar clima de histeria, em que as pessoas ficam mais atentas a qualquer acidente na água. É um fenômeno mais psicológico.” (Estadão Conteúdo)