Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Brasil supera EUA na proporção de pessoas totalmente vacinadas

17 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Com a vacinação de crianças, adesão deve aumentar nos EUA.
Com a vacinação de crianças, adesão deve aumentar nos EUA. (Crédito: SCOTT OLSON / GETTY IMAGES / AFP)

O Brasil superou os Estados Unidos na porcentagem de pessoas com imunização completa contra Covid-19. Atualmente, a parcela de brasileiros que receberam duas doses ou dose única é de 59,75%, ante 57,62% dos americanos. Os dados são da plataforma Our World in Data, gerida por pesquisadores da Universidade de Oxford.

Mesmo tendo largado atrás e enfrentado problemas de falta de vacinas, o Brasil acelerou o ritmo da vacinação, principalmente, a partir de agosto. Com aumento na disponibilização de doses, a adesão da população brasileira passou a ser determinante para o cenário de hoje.

Esse aspecto é reflexo de um forte histórico de campanhas de vacinação no País e da atuação capilarizada do Sistema Único de Saúde (SUS), que, além de disponibilizar as vacinas, faz com que elas cheguem a áreas remotas.

Dados do Our World in Data apontam que os Estados Unidos ultrapassaram a marca de 50% de vacinados com duas doses em 7 de agosto, quando a cobertura vacinal no Brasil era menos da metade que isso, cerca de 21%.

Para se fazer um paralelo, segundo informações reunidas pelo consórcio de veículos de imprensa, o Brasil bateu a marca de 50% de vacinados no dia 21 de outubro. Menos de um mês depois, aproxima-se agora da cobertura vacinal de 60%.

A despeito da ampla disponibilidade de imunizantes, a vacinação com duas doses ou dose única não avançou tão rápido nos Estados Unidos após ter chegado à marca de 50%, indicando baixa adesão vacinal. Com a liberação da vacinação de crianças nos EUA, a cobertura vacinal deve aumentar no país, mas não a ponto de colocá-lo novamente como um dos protagonistas da vacinação.

Os Estados Unidos figuraram entre os três países com maior cobertura vacinal até o final de junho. Depois disso, porém, começaram a ser ultrapassados por outros países e hoje está abaixo de mais de 20 países no ranking. Atualmente, Portugal e Chile, por exemplo, têm mais de 80% da população com esquema vacinal completo. Ao mesmo tempo, há países cujos indicadores estão abaixo de 2%, como Nigéria e Etiópia, revelando a disparidade na vacinação contra Covid. (Estadão Conteúdo)