Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação

Enem ‘começa a ter a cara do governo’, diz presidente

A declaração ocorre após pedido de demissão em massa no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep)

16 de Novembro de 2021 às 00:17
Cruzeiro do Sul [email protected]
Prova será aplicada nos dois próximos domingos
Prova será aplicada nos dois próximos domingos (Crédito: Arquivo AFP)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) “começa a ter a cara do governo‘, disse ontem o presidente Jair Bolsonaro. A declaração ocorre após pedido de demissão em massa no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), com a saída de 37 servidores.

Ele afirmou ainda que o ministro Milton Ribeiro, da Educação, garantiu que o Enem será realizado sem impactos pelas demissões. A prova será aplicada nos próximos dois domingos para cerca de 3,1 milhões de candidatos.

“O Milton é do ramo. Ele mandou uma mensagem há pouco e disse que a prova do Enem vai ocorrer na mais absoluta tranquilidade”, disse Bolsonaro, durante entrevista na Expo Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. “Começam agora a ter a cara do governo as questões da prova do Enem. Ninguém precisa agora estar preocupado com aquelas questões absurdas do passado, o tema da Redação não tinha nada a ver com nada. Realmente é algo voltado ao aprendizado.”

Os servidores do Inep que pediram exoneração alegaram na carta de demissão “fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima” do instituto, além de situações de assédio por parte do presidente do instituto, Danilo Dupas.

O pedido de demissão coletiva começou inicialmente com 13 nomes. E na sequência mais funcionários aderiram. “É um absurdo o que se gastava com poucas pessoas lá”, acusou Bolsonaro.

No domingo, o Fantástico, da TV Globo, trouxe entrevistas com alguns dos 37 servidores que entregaram seus cargos. Eles relataram tentativas de interferência no conteúdo das provas para não desagradar ao Palácio do Planalto. (Estadão Conteúdo)