Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Tubarão ataca turista francês em Ubatuba

10 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Os cortes, acima do tornozelo, foram longos e profundos.
Os cortes, acima do tornozelo, foram longos e profundos. (Crédito: INSTITUTO ARGONAUTA)

Um turista francês de 39 anos foi mordido por um tubarão quando nadava na Praia do Lamberto, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. O homem sofreu ferimentos profundos na perna e precisou de atendimento hospitalar. O caso aconteceu no dia 3 e ele já retornou para a França, mas parentes relataram o episódio em redes sociais. Conforme o Instituto Argonauta, que confirmou a origem dos ferimentos, o caso é muito raro na região e não acontece há pelo menos 30 anos.

Segundo a postagem, o homem estava nadando com água pela cintura, próximo da faixa de areia da praia, que fica fora da área urbana, quando sentiu algo na perna direita. Ele não chegou a ver o tubarão, mas gritou pedindo ajuda. A vítima apresentava cortes profundos e longos, com até 10 centímetros, acima do tornozelo. O turista foi levado para Ubatuba e, em seguida, para um hospital de Caraguatatuba. Ele estava no Brasil para uma festa de casamento e aproveitou o feriado de Finados para ir para a praia.

O caso chegou ao Instituto Argonauta, que atua em conservação costeira, mas inicialmente os pesquisadores descartaram o ataque como sendo de tubarão. A hipótese aventada foi de ataque de moreia, peixe de corpo alongado, dotado de fortes dentes.

Após ouvir mais relatos da família e analisar novas imagens, o especialista Otto Bismark, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), confirmou a dentada do tubarão. Não foi possível, no entanto, identificar a espécie.

Em nota, o instituto informou que, embora várias espécies de tubarão frequentem o litoral, o ataque a uma pessoa é um caso isolado e raro. “Não temos conhecimento de registros de acidentes envolvendo humanos nos últimos 30 anos. Trata-se, portanto, de uma situação isolada, que não deve causar preocupação na população”, informou.

Camboriú

Uma quantidade maior de tubarões passou a frequentar, nos últimos meses, as praias do Balneário Camboriú, um dos principais destinos turísticos do verão brasileiro, no litoral norte de Santa Catarina. Desde agosto, pelo menos 16 espécimes de porte médio foram avistados na região. Um deles chegou a esbarrar em uma surfista. Especialistas acreditam que o aumento nas aparições desses animais pode estar relacionado com as obras de alargamento da faixa de areia especificamente da Praia Central. (Estadão Conteúdo)