Buscar no Cruzeiro

Buscar

Despedida

Corpo de Marília Mendonça é sepultado após velório e cortejo que reuniram multidão

Cerimônias foram marcadas pela presença de fãs, familiares e amigos artistas da cantora

06 de Novembro de 2021 às 21:37
Estadão Conteúdo [email protected]
Cortejo com a cantora até o cemitério reuniu milhares de pessoas
Cortejo com a cantora até o cemitério reuniu milhares de pessoas (Crédito: EVARISTO SA / AFP)

Após uma hora e meia de cortejo, os corpos de Marília Mendonça e Abicieli Silveira Dias Filho, tio e assessor da cantora, chegaram ao cemitério Parque Memorial de Goiânia, onde o sepultamento foi iniciado. Apesar de reservado unicamente à família e amigos mais próximos, fãs e admiradores lotaram a entrada do local para prestarem suas últimas homenagens. Às 19h20, a equipe de assessoria da artista informou o fim da cerimônia.

Durante todo o trajeto, fãs seguiram os caminhões do Corpo de Bombeiros, que transportaram os corpos ao sepultamento, das mais diversas formas: de carro, bicicletas e até a pé, de modo que o trânsito no caminho até o local se manteve lento ao longo da tarde. Em dado momento, o cortejo parou no meio do caminho para que diversos fãs, prostrados em cima de um viaduto que corta a rodovia GO-020, se despedissem mais uma vez de Marília Mendonça.


Admiradores da cantora também se arriscaram na tentativa de atravessarem andando a rodovia em frente ao cemitério, na esperança de avistar os caixões entrando no local. As duplas Maiara e Maraísa e Henrique e Juliano estiveram em cima do veículo que carregava o caixão de Marília durante todo o trajeto.

O cortejo saiu do ginásio Goiânia Arena por volta das 17h deste sábado, 6, após um velório marcado pela presença de fãs, familiares e amigos artistas da cantora, morta após um acidente de avião no interior de Minas Gerais, onde ela tinha um show marcado na sexta-feira, em Caratinga. Eles foram transportados com os caixões fechados pelo Corpo de Bombeiros.

Os portões do velório foram abertos ao público, que formavam enormes filas do lado de fora para prestar uma última homenagem à artista. O município declarou luto oficial neste sábado, em homenagem à cantora. Por volta das 16h, a entrada para o local foi bloqueada.

O primeiro momento, logo após a acomodação dos caixões, porém, foi destinado aos familiares, amigos e artistas, como Maiara e Maraísa, Luisa Sonza, Henrique e Juliano, Naira Azevedo, Jorge (da dupla Jorge e Matheus), a dupla Mateus e Kauan, João Neto e Frederico, Vitor e Luan e Luisa ( da dupla com Maurilio) que foram se despedir da 'Rainha da Sofrência', como ela era conhecida em todo o País.

Após o fechamento dos portões, Marília foi homenageada pelos amigos com música. Henrique e Juliano cantaram o sucesso "Obrigado Deus" e, na sequência, Maiara e Maraísa também apresentaram uma versão de "Alívio", de Jésse Aguiar.

O filho de Marília Mendonça, Léo, de apenas um ano e seis meses, não participou da cerimônia. A informação já tinha sido anunciada previamente pela assessoria da cantora. O sepultamento do corpo está previsto para as 17h30, em uma cerimônia restrita aos amigos próximos e familiares da artista.

Um dos momentos de maior emoção do velório ocorreu às três da tarde. Neste horário, a banda da cantora chegou ao local. A equipe se encontrava em Caratinga, para a realização do show de Marília que estava previsto para a noite de ontem, 4. Ao entrarem no ginásio, os membros da banda foram recepcionados sob o som de uma homenagem cantada à sertaneja. Houve aplausos e muita emoção. Muitos fãs, ao deixar o ginásio, se reuniram e passaram a cantar músicas da cantora.

Decorado com mais de 60 coroas de flores enviadas por amigos e familiares, o clima do local era de luto e muito respeito. Outras autoridades, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) marcaram presença no local. O ex-marido de Marília, Murilo Huff, também compareceu ao velório.

Despedidas

Mais cedo, mesmo antes de os portões se abrirem, em frente ao ginásio Goiânia Arena, admiradores choravam e cantavam as canções compostas por Marília Mendonça. Eduardo de Sousa, de 17 anos, encontrou amigos, também fãs da cantora. O choque, para todos eles, ainda não tinha passado. "Marília estava comigo todos os dias. Como vou de bicicleta para o trabalho, sempre costumava colocar as músicas dela durante o trajeto. Ela estava no auge da carreira. Na primeira vez que vi a notícia da morte, não acreditei. A dor foi como se fosse um parente meu", lamentou o jovem.

Com bandeiras do Brasil, vendidas no local, penduradas nas costas como uma capa, fãs simbolicamente tentam representar o peso que Marilia Mendonça teve para a música brasileira. "Ela representa o Brasil. Já esteve em todos os estados e nos representou no Grammy Latino", diz Bia Duarte, de 15 anos, que encontrou o amigo Eduardo no local.

No local, os admiradores falavam em tom de voz baixo e aproveitaram o momento para conversar sobre o impacto da cantora em suas vidas. Com 34 anos, Camila Ribeiro relatou que, desde que soube do acidente, não conseguiu conter as lágrimas. Sentada em frente ao Goiânia Arena, não foi diferente. "A única coisa que consigo dizer é que cada música dela representa uma fase diferente de minha vida", desabafou.

A previsão publicada nas redes sociais pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), era de que mais de 100 mil pessoas passassem pelo Goiânia Arena para se despedir de Marília Mendonça. Procurada pela reportagem, a Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO) não deu nova estimativa sobre a quantidade de pessoas. No entanto, na preparação para a recepção dos fãs, o ginásio conta com viaturas da PM-GO, da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), da Guarda Civil Metropolitana (CGM) e do Corpo de Bombeiros. Agentes passaram a organizar os presentes em filas a partir das dez horas da manhã.