Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Bolsonaro revoga homenagem a cientista contrário ao kit-covid

06 de Novembro de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
Marcus Vinícius de Lacerda.
Marcus Vinícius de Lacerda. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O presidente Jair Bolsonaro decidiu, ontem (5), por decreto, cassar a homenagem da Ordem Nacional do Mérito Científico a dois cientistas responsáveis por trabalhos que desagradaram ao governo. Foi revogada a homenagem ao médico sanitarista Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), responsável por um dos primeiros estudos a apontarem a ineficácia da cloroquina e de corticóides contra a Covid-19 -- os medicamentos integram o chamado tratamento precoce, defendido pelo presidente.

O decreto também cassa a honraria da médica Adele Benzaken, ex-diretora do Departamento de HIV/Aids do Ministério da Saúde. Ela foi removida do cargo em janeiro de 2019, após editar cartilha para prevenção da doença entre homens trans.

A Ordem Nacional do Mérito Científico é uma honraria concedida todos os anos para homenagear pessoas que se dedicaram ao avanço da ciência no país. A escolha é feita a partir de indicações da área, que são depois votadas por um comitê, formado principalmente por acadêmicos.

Este ano, a homenagem chegou à lista dos assuntos mais comentados das redes sociais por causa da versão de que Bolsonaro teria se “autoconcedido” a honraria, o que não é verdade. Por decreto, o presidente da República é sempre o “Grão-Mestre” da ordem, assim como o ministro da Ciência e Tecnologia é o “Chanceler”. (Estadão Conteúdo)