Buscar no Cruzeiro

Buscar

Na Serra

Bombeiros de MG informam que Marília Mendonça morreu no acidente aéreo

O último show da cantora foi em Sorocaba na segunda-feira, dia 1º de novembro

05 de Novembro de 2021 às 17:03
Cruzeiro do Sul [email protected]
Vídeo registra  instantes após o acidente
Vídeo registra instantes após o acidente (Crédito: Reprodução Super Canal )

Matéria atualizada às 23h30 desta sexta-feira (5)

 
A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, morreu ontem (5) após a queda de um avião de pequeno porte em uma cachoeira perto de Caratinga (MG), a cerca de 300 quilômetros de Belo Horizonte. Seu produtor, Henrique Ribeiro; seu tio e assessor Abicieli Dias Filho; o piloto, Geraldo Medeiros Junior; e o copiloto, Tarcísio Viana, também estão entre as vítimas. A artista -- um dos principais nomes do sertanejo feminino do Brasil -- faria um show à noite na cidade. Ainda é desconhecida a causa do acidente, que será investigado.

A Companhia Energética de Minas (Cemig) informou que o avião atingiu um cabo de uma torre de distribuição da companhia de Caratinga, mas não há informações se isso está ligado à causa do acidente. A tragédia mobilizou rapidamente policiais, bombeiros e socorristas, além de curiosos. Nas redes sociais, vídeos da tentativa de resgate foram transmitidos, enquanto fãs torciam pelo desfecho positivo. Durante a tarde, a assessoria da artista chegou a confirmar que todos os ocupantes tinham sobrevivido, motivo de comemoração de fãs -- a informação foi retificada pelos bombeiros menos de uma hora depois.

No início da tarde, Marília havia postado vídeo em suas redes sociais, no qual aparece a caminho da aeronave, com sua mala, e depois já dentro do avião. Nele, fala sobre o fim de semana de shows em Minas e exalta comidas típicas da região, como queijo canastra e feijão-tropeiro. “Me conta mais delícias desse Estado maravilhoso que é Minas Gerais”, escreveu. À noite, moradores de Caratinga se reuniram na catedral da cidade para homenagear a sertaneja.

Denúncia

A aeronave operada pela PEC Táxi Aéreo era de modelo C90A e tinha sido fabricada em 1984, conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A situação de aeronavegabilidade (condições para voo) é “normal”, diz o órgão federal, e o certificado emitido em agosto do ano passado é válido até julho de 2022.

Em junho, o Ministério Público Federal (MPF) em Goiás cobrou a Anac por omissão na fiscalização de supostas irregularidades da empresa PEC Táxi Aéreo, dona da aeronave. O pedido da Procuradoria tinha como base uma denúncia recebida pelo órgão, que apontava supostos problemas técnicos na aeronave.

No ofício, o procurador da República Marcello Wolff pediu que a agência se manifestasse sobre essa denúncia, cuja autoria não foi revelada. Segundo a acusação, de maio, a aeronave com prefixo PT-ONJ “está desde o início do ano realizando voos com problemas no para-brisa, ocorrendo que o vidro fica embaçado com prejuízo visual em pousos e decolagens”. Conforme o texto que chegou ao MPF, o fato era conhecido pela empresa, porém ignorado. A Anac não se manifestou sobre o ofício do MPF até as 21h de ontem.

O relato ao MPF também alega que a empresa coloca pilotos “com jornada de voo estourada para voar”. No comunicado à Anac, Wolff dá o prazo de 20 dias para que a agência se manifeste acerca da manifestação, “notadamente sobre a omissão da Anac quanto ao seu dever de fiscalização de supostas irregularidades”.

A aeronave usada por Marília Mendonça tinha capacidade para transportar seis pessoas, além dos pilotos. A aeronave era de pouso convencional, com dois motores turboélice.

Segundo a Anac, as investigações serão feitas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Aeronáutica. Já a PEC Táxi Aéreo disse lamentar o acidente. Destacou que o avião era homologado, a equipe era treinada, além de ter experiência. Disse ainda que as condições meteorológicas eram favoráveis e acrescentou que “as causas serão devidamente apuradas”.

Área de risco

Piloto que sobrevoa há dez anos a região de Caratinga, Rafael Lacerda afirmou que a área onde ocorreu o acidente é evitada pelos colegas. “A gente não sabe por que ele (piloto que levava Marília e as outras vítimas) decidiu ir por ali”, diz. No início da tarde de ontem, ele comandava um voo que partiu de Viçosa (MG) com destino a Caratinga, aterrissando cinco minutos após a previsão de chegada da tripulação que levava a cantora.

Segundo Lacerda, os fios de eletricidade na região costumam atrapalhar o pouso. “Para nós que estamos acostumados não chegam a atrapalhar. Mas estão em um setor de muita aproximação e com o relevo muito alto, então é uma área que todos os pilotos evitam”, relata. Ele diz ainda que o tempo estava claro, com céu aberto, e o sol em uma posição “que não atrapalhava a visualização dos fios”, disse Lacerda.

“Só soubemos que caiu quando pousamos e vimos que ele (avião em que Marília viajava) não estava no aeroporto. Não ouvimos barulho, não vimos fumaça, sobrevoamos ali e não percebemos”, contou Glauco Souza, de 44 anos, que também estava a bordo do avião pilotado por Lacerda ontem. 

Personalidades, amigos e fãs lamentam a morte

Caetano Veloso. - ROBERTO PARIZOTTI / FOTOS PÚBLICAS
Caetano Veloso. (crédito: ROBERTO PARIZOTTI / FOTOS PÚBLICAS)

Nas redes sociais, amigos, personalidades e fãs lamentaram a morte da cantora Marília Mendonça na tarde de ontem. O cantor e compositor Caetano Veloso usou sua conta no Twitter para homenagear a cantora. “O arrebatamento diante das Patroas (em que Mendonça canta com Maiara e Maraísa) e do trecho de show em que Leo Santana se apresenta ao lado dela e da banda Dida era tão grande que não só me pareceu justo que ela surgisse duas vezes na canção como que, em uma delas, seu nome viesse como Mar(av)ília Mendonça. Senti alívio quando li, cerca de uma hora atrás, notícia de que ela passava bem, apesar de estar num avião que caíra. Agora fiquei sabendo que, na verdade, ela morreu no acidente. Estou chorando. Acho que nem posso acreditar”, escreveu, em uma série de tuítes.

O youtuber Felipe Neto também usou o Twitter para homenagear a cantora. “Que tragédia, que tristeza, que perda. Os mais profundos sentimentos para as famílias de todas as vítimas desse acidente terrível. Marília Mendonça, você fez história. Não há palavras.”

A atriz Tatá Werneck também usou as redes para lamentar a morte de Marília. “Que tristeza senhor Deus. Meu Deus. Que tristeza senhor. Um filho pequeno. Uma carreira brilhante. Meu Deus. Que tristeza”, publicou. O apresentador Danilo Gentili publicou que está muito triste com a perda, usando uma imagem da cantora em seu programa.

O perfil da Chapecoense também publicou mensagem no Twitter. “Um turbilhão de sentimentos toma o nosso coração quando tragédias como essa acontecem. Diante de tamanha dor, expressamos a nossa solidariedade e desejamos aos familiares e amigos da cantora Marília Mendonça e demais vítimas força e resiliência. Nossas orações estão com vocês.”

No Instagram, a cantora Daniela Mercury também lamentou. “Estou arrasada e em choque com a morte de Marília Mendonça. É uma tragédia! Sinto imensamente por ela, pelo filhinho Léo, pela família toda, pela família de fãs, pelos outros que morreram nesse trágico acidente. Ela era uma artista gigante no auge da carreira. Uma tristeza sem tamanho.”

A atriz Dani Calabresa falou em sua conta no Twitter: “Ela alegrou tanto a gente com as lives durante a pandemia.”

A cantora Gal Costa, com quem Marília fez um dueto, também usou as redes sociais para lamentar a morte. “Estou aqui arrasada com a morte de @mariliamendoncacantora, uma menina genial, brilhante no seu segmento como compositora. Uma pessoa jovem, carinhosa, maravilhosa, que deixa um filho pequeno. É uma perda irreparável. Meus sentimentos à família. Muito triste, tudo muito triste.”

O presidente Jair Bolsonaro somou-se a outros políticos e também emitiu nota de pesar pela morte. “Sentimento é de que perdemos alguém muito próximo”, afirmou, nas redes sociais. (Estadão Conteúdo)

Galeria

Confira a galeria de fotos