Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

SP pedirá à Anvisa urgência na liberação da vacinação de crianças

Ofício pede autorização para a iniciar a imunização de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 com a vacina da Pfizer

03 de Novembro de 2021 às 13:18
Ana Claudia Martins [email protected]
Secretaria de Saúde recebe mais de 150 mil doses de vacina Pfizer do Ministério da Saúde
Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF.
Secretaria de Saúde recebe mais de 150 mil doses de vacina Pfizer do Ministério da Saúde Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF. (Crédito: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF)

O governo do estado de São Paulo anunciou no início da tarde desta quarta-feira (3) que enviará ofício para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitando a liberação, com urgência, da vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos.

O anúncio foi feito em coletiva de imprensa, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, pelo governador João Doria. Segundo Doria, países como Chile, Argentina e Colômbia, por exemplo, já iniciaram a vacinação desse público.

Ainda conforme o governo estadual, nesta manhã, já houve uma reunião com integrantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) para tratar da questão. Doria afirma que há unanimidade de todos os representantes estaduais sobre a importância da vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19.

O Estado informa ainda que também já há uma solicitação da Pfizer para a Anvisa aprovar a sua vacina contra a Covid-19 para o público infantil. No fim de outubro, a Pfizer já havia informado que pediria à Anvisa autorização para aplicação da vacina em crianças de 5 a 11 anos no Brasil.

O governo estadual destaca ainda que o Estado está preparado para fazer a imunização das crianças de 5 a 11 anos, nos 645 municípios paulistas, assim que a Anvisa autorizar.

CDC apoia vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos

A diretora do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos (EUA), Rochelle Walensky, manifestou, na terça-feira (2), apoio ao amplo uso da vacina Pfizer contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade. Com isso, a instituição abre caminho para que as doses comecem a ser aplicadas imediatamente nessa faixa etária.

O anúncio chega horas depois que os conselheiros do CDC apoiaram por unanimidade a aplicação da vacina em crianças, dizendo que os benefícios superam os riscos. Grande parte de discussão que travaram girou em torno de casos raros de inflamação cardíaca que foram ligados à vacina, particularmente em homens jovens.

A agência reguladora norte-americana Food and Drugs Administration (FDA) já havia concedido autorização para uso emergencial do imnizante em crianças de 5 a 11 anos na sexta-feira (29). A FDA autorizou a aplicação de uma dose de 10 microgramas em crianças pequenas. A dose original, dada àqueles com 12 anos ou mais, é de 30 microgramas.

"Sabemos que milhões de pais estão ansiosos para vacinar seus filhos e, com essa decisão, recomendamos agora que cerca de 28 milhões de crianças recebam uma vacina contra a covid-19", disse a diretora em comunicado.

No início da reunião, Walensky informou que as hospitalizações pediátricas haviam aumentado durante a recente onda de infecções, impulsionada pela variante Delta do novo coronavírus. Acrescentou que o fechamento de escolas tem tido impactos prejudiciais à saúde social e mental das crianças. "A vacinação pediátrica tem o poder de nos ajudar a mudar tudo isso".

O presidente dos EUA, Joe Biden, considerou a autorização uma virada na batalha contra a covid-19. "O programa de vacinação se intensificará nos próximos dias e estará em pleno funcionamento durante a semana de 8 de novembro. Os pais poderão levar seus filhos a milhares de farmácias, consultórios de pediatria, escolas e outros locais para serem vacinados", disse Biden em comunicado.

Estudo

Dados do CDC mostram que cada milhão de doses da vacina administrada pode evitar entre 80 e 226 internações de crianças de 5 a 11 anos. Os membros do painel do CDC defenderam a vacinação da faixa etária antes da votação. Muitos disseram que estavam ansiosos para que seus filhos ou netos nessa faixa etária recebessem a vacina.

"Eu sinto que tenho a responsabilidade - todos nós temos - de disponibilizar essa vacina para as crianças e seus pais", disse Beth Bell, membro do painel do CDC e integrante da Escola de Saúde Pública da Universidade de Washington.

"Temos excelentes evidências de eficácia e segurança. Temos uma análise favorável de risco/benefício. E temos muitos pais por aí que realmente clamam e querem que seus filhos sejam vacinados."

A Pfizer e a BioNTech disseram que sua vacina mostrou 90,7% de eficácia contra o novo coronavírus em um ensaio clínico com crianças de 5 a 11 anos de idade. Apenas alguns países, incluindo a China, Cuba e os Emirados Árabes, liberaram até agora vacinas contra a covid-19 para crianças nessa faixa etária e mais jovens. (Da Redação, com informações do Governo de SP e da Agência Brasil)