Buscar no Cruzeiro

Buscar

Investigação

Polícia Civil abriu inquérito para apurar acidente em gruta em Altinópolis

Desabamento deixou nove bombeiros civis mortos durante um treinamento em uma gruta na região de Ribeirão Preto

02 de Novembro de 2021 às 08:47
Ana Claudia Martins [email protected]
Delegacia de Altinópolis abriu inquérito para apurar as causas do acidente que matou seis bombeiros civis.
Delegacia de Altinópolis abriu inquérito para apurar as causas do acidente que matou seis bombeiros civis. (Crédito: Divulgação/PM)

A Delegacia de Polícia de Altinópolis instaurou inquérito policial para investigar o soterramento de bombeiros civis, na madrugada do último domingo (31), na gruta Duas Bocas, localizada na região rural da cidade, que fica na região de Ribeirão Preto. Nove pessoas morreram, todos elas bombeiros civis, e sete ficaram feridas.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), um grupo de bombeiros civis fazia o curso "Busca e salvamento em caverna", promovido por uma empresa privada, quando o teto da caverna desmoronou. Os sete feridos foram socorridos aos hospitais da região.

As investigações são comandadas pela Delegacia de Polícia de Altinópolis e de acordo com as informações do boletim de ocorrência o caso foi registrado como homicídio culposo e lesão corporal culposa. 

Equipes da Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil se deslocaram ao local, que é de difícil acesso, para o resgate dos corpos. O Instituto de Criminalística foi acionado e a perícia realizada no local.

Nesta segunda-feira (1º) pelo menos seis mortos no acidente foram velados e enterrados na cidade de Batatais, também na região de Ribeirão Preto. Lágrimas, toque de silêncio, palmas. Essas foram algumas das formas como familiares, amigos e a população de Batatais homenageou seis das nove vítimas da tragédia na gruta Duas Bocas, em Altinópolis, que foram veladas no Ginásio de Esportes Marinheirão, na entrada do município, que fica a 355 km de São Paulo.

Os outros três mortos foram velados nos municípios de Altinópolis, Sales Oliveira e Monte Santo, em Minas Gerais. Dois sobreviventes, de Franca e de Batatais, continuam internados. Outras cinco pessoas que precisaram de atendimento tiveram alta. (Da Redação)