Buscar no Cruzeiro

Buscar

Segurança Pública

Cartórios de SP passam a receber denúncias contra violência doméstica

Medida tem como objetivo incentivar e facilitar denúncias

31 de Outubro de 2021 às 15:44
Cruzeiro do Sul [email protected]
Cartórios de SP passam a receber denúncias contra violência doméstica.
Cartórios de SP passam a receber denúncias contra violência doméstica. (Crédito: Paulo H. Carvalho/Agência Brasil)

Os mais de 1,5 mil cartórios localizados no estado de São Paulo já estão funcionando como pontos de apoio a mulheres vítimas de violência doméstica. A medida tem como objetivo incentivar e facilitar denúncias de qualquer tipo de abuso dentro do ambiente doméstico.

Segundo a Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg-SP), os funcionários foram treinados para oferecer auxílio, abrigando a mulher em uma sala da unidade e acionando as autoridades. Caso prefira, ela poderá, por meio de um símbolo "X" desenhado na palma da mão, sinalizar ao colaborador a situação de vulnerabilidade.

De acordo com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), mais de 17 milhões de mulheres sofreram violência física, psicológica ou sexual de agosto de 2020 a julho de 2021.

O número representa 24,4% da população feminina com mais de 16 anos que reside no Brasil. As chamadas para o número 180, que registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher a órgãos competentes, tiveram aumento de 34% no mesmo período. (Da Redação)