Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

44% das mortes de crianças são por doenças evitáveis

30 de Outubro de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
A falta de exames durante a gravidez é uma das causas.
A falta de exames durante a gravidez é uma das causas. (Crédito: ARQUIVO JCS (7/5/2015))

Ao menos 44% das mortes de crianças de 0 a 6 anos no País são causadas por complicações perinatais (pouco antes ou depois do parto) ou doenças respiratórias, infecciosas e parasitárias, segundo estudo da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Os dados revelam a alta proporção de óbitos que poderiam ser evitados com atendimento médico apropriado na primeira infância. Carências estruturais, como de saneamento básico, pioram o quadro. O levantamento da SBP foi feito com base em dados do Sistema Único de Saúde (SUS).

A bebê de Ketelin Machado, de 29 anos, poderia ter sido salva se um exame fosse feito com antecedência. Grávida de seis meses, a administradora de Niterói (RJ) sofreu aborto espontâneo em julho, em consequência da insuficiência istmo cervical, doença que causa a dilatação precoce do útero e que poderia ser diagnosticada com a medição do colo uterino.

Ketelin conta que a insuficiência só foi descoberta três dias antes do aborto, apesar ter feito o pré-natal corretamente. “Eram dores parecidas com gases, e a obstetra falava que era normal neste período de gravidez”, disse. Ela não desconfiava da doença até que precisou ser internada por entrar em trabalho de parto precocemente.

Segundo o ginecologista Reginaldo Freitas, diretor do Instituto Santos Dumont, uma das razões que faz muitas mulheres não diagnosticarem a insuficiência istmo cervical é a dificuldade de exames de imagem no SUS. “A ultrassonografia morfológica deve ser feita no pré-natal no segundo trimestre de gestação”, diz ele.

“Tive muito apoio, mas foi muito difícil porque eu sabia que poderia ser diferente”, afirma ela, que estava em sua primeira gestação. “Faço questão de falar sobre esse assunto e alertar outras gestantes para que elas não passem pelo mesmo.” (Estadão Conteúdo)