Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Pfizer pedirá à Anvisa para liberar vacina a crianças

Comitê externo de aconselhamento da FDA recomenda aplicação

28 de Outubro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Fachada da farmacêutica Pfizer.
Fachada da farmacêutica Pfizer. (Crédito: Depositphotos)

A Pfizer confirmou ontem (27) que solicitará uma autorização para a aplicação da vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. O pedido será enviado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em novembro, de acordo com a fabricante, que obteve parecer favorável do conselho externo da FDA, a agência reguladora nos Estados Unidos, para a vacinação desta faixa etária, mas a liberação ainda depende de aval.

“A submissão do pedido junto à Anvisa para a aprovação do uso da vacina ComiRNAty, da Pfizer/Biontech, para crianças entre 5 e 11 anos deve ocorrer ao longo do mês de novembro de 2021”, informou por meio de nota.

Na última terça-feira (26), um comitê externo de aconselhamento da FDA recomendou a aplicação da vacina para a faixa etária de 5 a 11 anos. A decisão não é final, mas o órgão oficial costuma seguir as indicações do conselho, segundo o jornal The New York Times.

Caso seja aprovada pela FDA, a previsão é que a vacina possa ser aplicada nas crianças estadunidenses a partir da próxima semana, com uma dosagem de um terço da aplicada nos adultos.

Na última sexta-feira, a farmacêutica fez uma requisição formal ao órgão, afirmando que o imunizante tem uma eficácia de 90,7% no público de 5 a 11 anos. Na solicitação aprovada pelo comitê independente da FDA, o intervalo recomendado é de três semanas entre as duas doses.

No Brasil, a vacina desenvolvida pela Pfizer com a BioNTech é a única autorizada para aplicação em adolescentes de 12 a 17 anos.

Especialistas afirmam que, caso a FDA aprove a aplicação do imunizante em crianças, a decisão pode pesar favoravelmente para que a Anvisa faça o mesmo no Brasil.

Ainda assim, é necessário que a Pfizer submeta um pedido formal à agência brasileira e entregue os documentos necessários para a comprovação da eficácia e segurança.

Astrazeneca reduz intervalo

O Governo do Estado de São Paulo antecipou o intervalo de aplicação da segunda dose da vacina da Astrazeneca contra Covid-19 de 12 para oito semanas. Com isso, informou, cerca de 400 mil pessoas ficaram aptas a tomar o imunizante e completar o esquema vacinal a partir de ontem (27).

Entre os elegíveis à imunização estão adultos entre 18 e 24 anos de idade e um milhão de pessoas que ainda não compareceram aos postos para tomar a segunda dose da vacina da AstraZeneca. Esses últimos fazem parte dos quatro milhões de atrasados que não completaram o esquema vacinal.

Com a distribuição da última remessa de vacinas, feita entre segunda e terça-feira pela Secretaria de Estado da Saúde, o governo estadual conseguiu se adaptar à antecipação prevista no Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. A orientação de redução de intervalo para o imunizante havia sido feita na segunda quinzena de outubro pela pasta nacional. (Estadão Conteúdo)