Buscar no Cruzeiro

Buscar

Carnaval 2022

Escolas já preparam desfile para fevereiro

26 de Outubro de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
Integrantes da Pérola Negra no desfile de 2020.
Integrantes da Pérola Negra no desfile de 2020. (Crédito: MARCELLO FIM / ARQUIVO ESTADÃO CONTEÚDO (22/02/2020))

O silêncio e o esvaziamento dos barracões, das quadras e do sambódromo estão chegando ao fim. Aos poucos, as atividades presenciais das escolas de samba de São Paulo retornam e se ampliam, mas ainda com restrições e fechadas para o público em geral. O objetivo é fazer um “Carnaval da superação”, após as vidas levadas pela Covid-19 e a crise gerada pela pandemia. As datas para desafogar a emoção estão definidas: de 25 a 28 de fevereiro

A venda de ingressos foi aberta na última quarta-feira e, em 24 horas, as entradas para o setor F (de valor mais acessível) esgotaram para o primeiro dia de desfiles. Segundo a empresa responsável, a ALK Live Entertainment, “quase todos” os ingressos para as arquibancadas nos dias do Grupo Especial estavam vendidos até sexta-feira.

A realização de fato dos desfiles dependerá da situação sanitária em 2022, mas a Prefeitura, as escolas e as entidades envolvidas no Carnaval têm defendido o planejamento com meses de antecedência. “A missão está um pouco mais complicada”, resume Sidnei Carriuolo, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo. “A produção do Carnaval precisa de ao menos seis meses”, diz.

Carriuolo também destaca que, caso seja necessário, o Carnaval do sambódromo poderá se adaptar a protocolos sanitários. “A gente espera que possa ter arquibancada lotada, que possa fazer um desfile bem aglomerado, para poder dar uma plástica visual, mas, caso as autoridades entendam que não possa ser neste perfil, a gente vai se adaptar.”

A pandemia será lembrada no sambódromo com um desfile de abertura exclusivo de integrantes das Velhas Guardas. A ideia é celebrar a vacinação com aqueles que sobreviveram à pandemia mesmo sendo de grupo de risco. Segundo ele, o momento será emocionante. “Todas as escolas tiveram perdas...Vai bater a saudade, não tem jeito.”

Na Acadêmicos do Tatuapé, por exemplo, foram retomados os ensaios da bateria neste mês, mas exclusivamente semanais e fechados. Há uma expectativa de que possam ser abertos em novembro. Na Colorado do Brás, foram contratados mais profissionais para a confecção de peças, restrita a ateliês e residências dos trabalhadores. Decisão semelhante foi tomada pela Rosas de Ouro, que celebrará o aniversário de 50 anos com uma festa no próximo sábado, com capacidade de público reduzida. A venda dos ingressos foi aberta exclusivamente para quem tomou a vacina da covid-19. (Estadão Conteúdo)