Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Fila para visto dos EUA não tem data disponível até fim de 2022

23 de Outubro de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
(Crédito: ARQUIVO JCS)

O calendário de entrevistas para obter o visto americano, necessário para viajar para os Estados Unidos, está sem datas disponíveis até dezembro de 2022. A retenção é gerada pelo fechamento dos consulados americanos no Brasil por causa da pandemia do coronavírus. Apesar da notícia de reabertura das fronteiras do país a partir de 8 de novembro, os consulados têm dificuldades para dar conta da demanda. A embaixada americana diz que no próximo mês os vistos voltarão a ser emitidos, mas não informou novas datas para entrevistas.

Antes de os consulados fecharem por causa da pandemia, a espera entre o agendamento e a entrevista, necessária no processo de obter o visto, durava, em média, 15 dias. Agora, quem deseja viajar aos EUA e precisa obter ou renovar o documento precisa aguardar até 14 meses. A exceção são os vistos de estudantes e de pessoas em situações emergenciais.

A retenção é vista com preocupação pelo Ministério das Relações Exteriores, principalmente neste momento de reabertura de fronteiras. O Itamaraty informou que está em diálogo com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil para agilizar o processo, mas que o governo americano é soberano quanto à organização do fluxo de atendimento. (Estadão Conteúdo)