Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Aziz critica relatório da CPI

19 de Outubro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Vítimas foram homenageadas no gramado do Congresso.
Vítimas foram homenageadas no gramado do Congresso. (Crédito: EVARISTO SA / AFP)

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), Omar Aziz (PSD-AM), reforçou a insatisfação com o relatório do senador Renan Calheiros (MDB-AL), cuja leitura foi adiada de hoje para amanhã (19). Mas se recusou a fazer uma nova reunião do grupo majoritário para discutir o parecer final da investigação.

Para Aziz, há falhas na tipificação dos crimes apontados nas conclusões do relator que podem ser derrubadas após a conclusão dos trabalhos da CPI. O relator resolveu classificar os crimes como dolosos, ou seja, assumindo os riscos conscientemente. “Ninguém vai condenar ninguém fazendo do relatório uma pirotecnia”, disse o presidente do colegiado em entrevista à imprensa no Senado.

Após o descontentamento, Aziz pediu que o relator não altere nada no parecer e que, apesar dos questionamentos, o parecer será aprovado. Mais cedo, Renan admitiu fazer alterações se houver concordância da maioria da comissão. No entanto, Aziz declarou que se posicionará de forma favorável a tudo que Renan colocou até agora no documento.

Lenços brancos

No dia em que parentes das vítimas da Covid-19 participaram de audiência pública na CPI da Covid, mais de 600 mil lenços brancos foram estendidos em um gramado em frente ao Congresso Nacional, ontem (18). O ato foi promovido pela ONG Rio da Paz em homenagem aos mortos e órfãos da pandemia no Brasil. (Da Redação)