Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Deputado ofende papa e arcebispo

19 de Outubro de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
Deputado estadual Frederico D’Avila (PSL).
Deputado estadual Frederico D’Avila (PSL). (Crédito: Alesp / Divulgação)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou no domingo (17) uma carta destinada à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em que repudia as falas do deputado estadual Frederico D’Avila (PSL) aos membros da igreja Católica e cobra uma resposta “rápida” da Casa em relação ao episódio. Durante sessão plenária no último dia 14, o parlamentar chamou o arcebispo de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes, e o papa Francisco de “safados”, “pedófilos” e “vagabundos”.

A fala de D’Avila aconteceu depois de o arcebispo fazer um apelo pelo desarmamento durante a homilia na missa solene no Santuário Nacional no dia da santa padroeira do Brasil. O presidente Jair Bolsonaro esteve no dia 12 no Santuário e assistiu a uma outra missa. No dia seguinte, porém, afirmou que respeitava os bispos brasileiros, mas comparou o porte de armas com a liberdade.

Apoiador do governo federal, o deputado aproveitou cerca de dois minutos de seu tempo na tribuna para insultar o arcebispo e a CNBB. Na nota, a CNBB pede “imediata e exemplar correção pelas instâncias competentes”. (Estadão Conteúdo)