Buscar no Cruzeiro

Buscar

Músico e catador mortos

Justiça condena oito militares

15 de Outubro de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
O crime ocorreu durante a intervenção no Rio, em 2019.
O crime ocorreu durante a intervenção no Rio, em 2019. (Crédito: MAURO PIMENTEL / AFP (10/4/2019))

Uma juíza civil e quatro oficiais da ativa condenaram na madrugada de ontem oito militares do Exército à prisão pelos homicídios do músico Evaldo Rosa dos Santos e do catador de latinhas Luciano Macedo, além de uma tentativa de homicídio, ocorridos em 2019.

O tenente Ítalo da Silva Nunes, comandante da ação, recebeu da Justiça Militar a maior pena: 31 anos e 6 meses. Os outros sete foram sentenciados a 28 anos. Quatro réus, que não atiraram, foram absolvidos a pedido do Ministério Público Militar (MPM). A condenação foi por 3 votos a 2. Cabe recurso.

Os crimes ocorreram em 7 de abril de 2019. Evaldo ia a um chá de bebê com a família, quando passou por uma patrulha em Guadalupe, na zona norte carioca. Segundo a denúncia da Procuradoria Militar, houve 257 tiros de fuzil. Mais de 80 atingiram o carro de Evaldo, que morreu na hora. Luciano tentou ajudar, foi alvejado e morreu alguns dias depois. Ferido, o sogro do músico sobreviveu.

Além do tenente, foram condenados o sargento Fabio Henrique Souza Braz da Silva, o cabo Leonardo de Oliveira de Souza e os soldados Gabriel Christian Honorato, Gabriel da Silva de Barros Lins, João Lucas da Costa Gonçalo, Marlon Conceição da Silva e Matheus Santanna Claudino. (Estadão Conteúdo)