Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Brasil ultrapassa 100 milhões de pessoas totalmente vacinadas

14 de Outubro de 2021 às 00:01
Agência Brasil
Já foram aplicadas 249,7 milhões de doses na população.
Já foram aplicadas 249,7 milhões de doses na população. (Crédito: FERNANDO FRAZÃO / AGÊNCIA BRASIL)

 

O Brasil ultrapassou a marca de 100 milhões de pessoas com o ciclo vacinal contra a Covid-19 completo. O termo é usado para designar pessoas que já receberam duas doses de imunizantes oferecidos no Brasil ou a dose única da vacina Janssen.

Apesar da marca, o País ainda não atingiu metade da população totalmente vacinada, e atualmente conta com 47% das pessoas com o ciclo completo.

No total, foram aplicadas 249,7 milhões de doses na população, sendo que 149,7 milhões receberam a primeira dose, e 100 milhões tiveram a aplicação das duas doses ou dose única.

No quadro internacional, o Brasil ocupa a 62ª posição no ranking de países na vacinação contra a Covid-19 em relação à população de cada nação, segundo a Universidade Johns Hopkins, com sede nos Estados Unidos.

O País, no entanto, está acima da média mundial, de pouco mais de 35%. Quando considerados os números absolutos, o Brasil fica na quarta posição como país com mais pessoas com o ciclo vacinal completo, atrás dos Estados Unidos (187,7 milhões), da Índia (272,6 milhões) e da China (1,047 bilhão).

Opas

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) pediu ontem uma ação conjunta nas Américas para ajudar todos os países da região a alcançar a meta de cobertura vacinal contra a Covid-19 da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 40% de sua população até o final deste ano.

A entidade recomenda a vacinação com a terceira dose de reforço especialmente para pessoas que tomaram a Coronavac, vacina do laboratório chinês Sinovac, e o imunizante da também chinesa Sinopharm, cujos estudos mostraram fornecer uma proteção menor em idosos. (Agência Brasil)