Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Bolsonaro participa de missa em Aparecida

13 de Outubro de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo e Redação
Presidente leu um trecho do evangelho na celebração.
Presidente leu um trecho do evangelho na celebração. (Crédito: EPITÁCIO PESSOA / ESTADÃO CONTEÚDO (12/10/2021))

O presidente Jair Bolsonaro este ontem em Aparecida, no Vale do Paraíba, e assistiu à missa da tarde na companhia dos ministros Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações) e João Roma (Cidadania).

Citando um trecho do evangelho lido por Bolsonaro durante a celebração, o padre José Ulysses da Silva, porta-voz do santuário, lamentou os mortos pela Covid e disse que “a vida é um valor que deve prevalecer sobre todo e qualquer outro valor, sobre nossos interesses políticos, econômicos e até religiosos”.

Na cerimônia da tarde, Bolsonaro comungou e participou do ritual de consagração à Nossa Senhora Aparecida. Importante para os católicos e devotos da santa, o ritual não é aceito pelos evangélicos, que compõem importante base de apoio ao presidente. Durante a missa, Bolsonaro e seus ministros usaram máscaras, embora a direção do santuário já tivesse decidido permitir a participação presidencial na celebração mesmo sem a proteção facial. Antes da missa, o presidente se reuniu com o padre Carlos Eduardo Catalfo, reitor do santuário, e com Dom Orlando, que presidiu a celebração.

Após a visita, o presidente voltou ao Forte dos Andradas, no Guarujá, onde passou o feriado prolongado. Antes de retornar a Brasília, hoje, ele entrega títulos de regularização fundiária em Miracatu (SP).

70 mil pessoas

Mais de 70 mil pessoas estiveram no santuário ontem. Entre os fiéis, uma longa fila se formou desde cedo na parte de fora do santuário. A visitação à imagem encontrada no rio Paraíba do Sul em 1717 começou por volta das 2h e é considerada o momento mais importante da visita ao santuário. Os pedidos foram muitos, mas um prevaleceu: saúde.

Paulo Zanette e seu filho, Bruno, por exemplo, caminharam 160 quilômetros até Aparecida. Os cinco dias na estrada foram dedicados a pedir por uma amiga da família, que está grávida. “Ela já perdeu seis filhos.”

Apenas 2,5 mil fiéis puderam acompanhar cada celebração dentro do Santuário Nacional, que tem capacidade total para receber 35 mil pessoas. Durante todo o dia, ocorreram missas na igreja e no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida. (Estadão Conteúdo e Redação)