Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

São Paulo e Rio avaliam o fim do uso de máscaras ao ar livre

SP deve adotar medida quando vacinação estiver acima dos 90%

07 de Outubro de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
Duque de Caxias, no Rio, se antecipou e já aboliu a máscara.
Duque de Caxias, no Rio, se antecipou e já aboliu a máscara. (Crédito: TOMAZ SILVA / AGÊNCIA BRASIL)

O avanço da vacinação e a queda de casos de Covid-19 desencadearam anúncios e estudos para flexibilizar o uso de máscaras em locais abertos e livres de aglomerações, como no Rio. O prefeito Eduardo Paes (PSD) informou na segunda-feira que o fim da obrigatoriedade da proteção já pode ocorrer no dia 15. Em São Paulo, a questão é alvo de estudos e a liberação deve ocorrer só com índices de vacinação acima dos 90%.

Especialistas apontam que esta é uma questão que deve considerar planejamento, dados sobre o avanço da pandemia e cautela dos gestores. A discussão ocorre em um momento em que já é possível ver uma parcela da população abdicando do uso da proteção facial nas ruas.

A declaração de Paes teve como base a ata da reunião do comitê científico da prefeitura, realizada no começo de agosto, que permite a flexibilização no cenário de 65% da população completamente imunizada. Com 75%, da população vacinada, a proteção só será exigida em ambientes hospitalares e no transporte público.

Em São Paulo, a situação não está definida, mas já começou a ser analisada. Segundo o secretário municipal da Saúde da Capital, Edson Aparecido, estudos já foram iniciados e devem ser finalizados em duas semanas.

A liberação depende de critérios como: 90% da população com a segunda dose tomada, 100% da população com mais de 60 anos com a dose de reforço e baixos índices de internações e mortes. Segundo balanço divulgado na segunda-feira, 81,75% da população com mais de 18 anos está com o esquema vacinal completo.

“O prefeito Ricardo Nunes nos pediu exatamente que nós pudéssemos fazer uma avaliação, em função dos dados de que a pandemia evolui na cidade, sobre essa questão do uso da máscara”, afirmou Aparecido.

“Nós, obviamente, temos alguns dados que vamos levar em consideração. A expectativa é de que, até o dia 15 de outubro, 90% da população tenha tomado a segunda dose da vacina. Até o fim de outubro, chegaremos a 100% da população com a segunda dose. Até meados de outubro, teremos dado a dose de reforço a toda população com mais de 60 anos. Hoje, temos uma média móvel de 15 óbitos a cada sete dias, ou seja, algo em torno de dois óbitos por dia”, continuou.

Em nota, o governo do Estado disse que “os municípios têm autonomia para definição de estratégias locais de combate à pandemia e devem prezar pela segurança da população”.

Duque de Caxias

O prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), publicou decreto na terça-feira desobrigando o uso de máscaras. O município é o primeiro do Brasil a tomar essa decisão. Segundo o decreto, “fica desobrigado o uso de máscara facial no período da pandemia do Covid-19, em local aberto ou fechado, em todo o território do Município de Duque de Caxias”. Isso, apesar de o município não atingir nem metade da população totalmente imunizada.

De acordo com a secretaria municipal, Duque de Caxias já aplicou mais de 900 mil doses da vacina contra o coronavírus, sendo que 70% da população alvo tomou a primeira dose e 46,8% apresenta a cobertura vacinal completa. A medida, no entanto, não se aplica caso a pessoa se encontre infectada ou com suspeita de estar contaminada com o coronavírus. (Estadão Conteúdo)