Buscar no Cruzeiro

Buscar

Carnaval de rua

São Paulo prevê folia sem restrições em 22

06 de Outubro de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
O Carnaval paulistano tem atraído foliões de todo o País.
O Carnaval paulistano tem atraído foliões de todo o País. (Crédito: ANTONIO CRUZ / ARQUIVO AGÊNCIA BRASIL)

A Prefeitura de São Paulo anunciou ontem (5) a abertura das inscrições dos blocos e outros detalhes do Carnaval de rua de 2022. Mesmo com a pandemia ainda em curso, a gestão Ricardo Nunes (MDB) projeta que os números da Covid-19 estarão em baixa daqui a quatro meses, permitindo a repetição do público de 2020, de 15 milhões de pessoas. Não estão previstas restrições a aglomerações.

A ideia é novamente concentrar a programação nos quatro dias de Carnaval e em outros dois fins de semana (o anterior e o posterior à data comemorativa), totalizando oito dias. As cidades com os maiores carnavais do País, como Salvador, Rio e Recife, também têm sinalizado na mesma direção.

O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, destacou que a realização do evento dependerá da situação da pandemia no início de 2022.

Na avaliação dele, o maior risco seria o surgimento de uma variante de preocupação que pudesse gerar um “impacto sanitário grande”, como foi com o avanço da P.1, originalmente identificada em Manaus. “Neste momento, iniciamos o planejamento do evento. A sua realização dependerá do quadro sanitário do ano que vem”, afirmou.

Ele e outros secretários presentes na coletiva admitiram que é inviável ter um controle sanitário da Covid-19 em um evento deste porte.

Questionado sobre o assunto, Aparecido destacou a redução nos números de óbitos e internações, além de estimar que 90% da população paulistana estará com o esquema vacinal completo (duas doses ou a vacina de dose única) até 15 de outubro, número que chegaria perto de 100% até o fim do mês. “A cidade está muito próxima do controle da pandemia.”

Ele admitiu que seria inviável haver um controle de vacinados entre o público. “Em um evento desta natureza, de grande participação popular, é evidente que fica muito difícil ter controle de apresentação de comprovação vacinal”. (Estadão Conteúdo)