Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Turistas sem vacina não são bem-vindos, diz prefeito do Rio

02 de Outubro de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. (Crédito: Fernando Frazão / Agência Brasil)

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), comemorou ontem (1º) a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que autorizou a capital fluminense a exigir o comprovante de vacinação para acesso a locais de uso coletivo. Paes fez um pronunciamento antes da divulgação do Boletim Epidemiológico da cidade, e foi direto: turista que não se vacinar não é bem-vindo ao Rio.

O decreto que estabelece a obrigatoriedade do passaporte da vacina passou a vigorar em 15 de setembro, e desde então pessoas que não apresentam o comprovante estão impedidas de acessar academias, cinemas, convenções e pontos turísticos. Diversos moradores e turistas têm sido barrados em locais como o Cristo Redentor e o bondinho do Pão de Açúcar.

Na quarta-feira (29), o desembargador Paulo Rangel, do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), suspendeu a validade do decreto alegando que o poder público não “pode impedir a liberdade de locomoção de quem quer que seja por não estar vacinado”. Na quinta, porém, Fux autorizou o restabelecimento da medida.

Paes comemorou a decisão. “Esta é uma cidade turística, que quer receber turistas, que quer retornar à normalidade, que quer fazer o réveillon, que quer fazer o carnaval, que quer ter o verão com os hotéis lotados”, disse o prefeito. (Estadão Conteúdo)