Buscar no Cruzeiro

Buscar

CPI da Covid

Advogada diz que operadora impôs o uso de remédios sem eficácia

29 de Setembro de 2021 às 00:01
Agência Brasil
Bruna Morato prestou depoimento na CPI da Pandemia ontem.
Bruna Morato prestou depoimento na CPI da Pandemia ontem. (Crédito: ROQUE DE SÁ / AGÊNCIA SENADO)

Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia do Senado, a advogada Bruna Morato, que representa um grupo de ex-médicos da Prevent Senior, afirmou ontem (28) que os profissionais não tinham autonomia para retirar medicamentos do kit covid ou pedir exames para os pacientes. Segundo a advogada, a empresa punia com demissão quem descumprisse a orientação de prescrever o conjunto de medicamentos.

“Não existia autorização para fazer determinados exames. Se prescrevia hidroxicloroquina sem a realização do eletrocardiograma. Existia a dispensação de ivermectina, e o médico não tinha autonomia para retirar esse item. Os médicos eram orientados à prescrição do kit, que vinha num pacote fechado e lacrado. Quando o médico queria tirar algum item, ainda que ele riscasse (sic) na receita, o paciente recebia completo. A receita também já estava pronta”, denunciou Bruna Morato.

A advogada representa um grupo de 12 ex-médicos da operadora de saúde e ajudou a elaborar dossiê reunindo supostas irregularidades cometidas pela empresa. Com base nesse documento, denúncias de realização de experimentos com pacientes sem autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e de alteração de dados de atestados de óbito de pacientes vítimas do novo coronavírus estão sob investigação. (Agência Brasil)