Buscar no Cruzeiro

Buscar

CPI da Covid

Diretor não explica atividades da Precisa

24 de Setembro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Danilo Trento irritou os senadores com respostas evasivas.
Danilo Trento irritou os senadores com respostas evasivas. (Crédito: EDILSON RODRIGUES / AGÊNCIA SENADO)

O diretor institucional da Precisa, Danilo Trento, não soube explicar à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, no Senado, quais são as atividades de sua própria empresa, a Primarcial Holding e Participações. Relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), em posse da CPI, registrou como atípicas transações milionárias entre a 6M Participações, controlada por Francisco Maximiano, dono da Precisa, e a Primarcial.

Trento disse ao presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), que a Primarcial “é uma empresa de participação”. “Participação, eu tenho que olhar o contrato social dela, as outras atividades, mas é uma empresa de participação”, afirmou o diretor. Aziz insistiu e Trento disse, então, que exerceria o direito ao silêncio. “Ele tem uma empresa de participação, mas não quer me dizer (o) porquê”, afirmou Aziz. “Ele é dono de uma empresa, mas é empregado de outra. Você é patrão numa e empregado na outra.”

As declarações e o silêncio de Danilo Trento reforçaram as suspeitas da CPI sobre um suposto esquema de corrupção na compra de vacinas. Trento foi questionado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) sobre as tarefas que exerce na Precisa Medicamentos. O diretor disse que faz “atividades institucionais junto aos órgãos institucionais”. Declarou conhecer “vários senadores, deputados, autoridades, mas não em relação a negócios”.

Antes do início da sessão, o senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) afirmou que Danilo Trento é o “chefe da lavanderia da Precisa”. A Precisa fechou contrato de R$ 1,6 bilhão para intermediar a compra de 20 milhões de doses da vacina Covaxin entre a farmacêutica indiana Bharat Biotech e o Ministério da Saúde, em 25 de fevereiro deste ano. O acordo foi rescindido em agosto pela pasta.

Hang é convocado

A CPI da Covid aprovou uma nova convocação do empresário Luciano Hang para depor na próxima quarta-feira (29). Na última quarta, o diretor executivo da Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Júnior, admitiu que a operadora de saúde alterou fichas de pacientes internados em seus hospitais para retirar o registro de Covid-19, inserindo outra doença no lugar. Um dos casos seria o da mãe do empresário Luciano Hang, Regina.

Também ontem, o relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), e o senador governista Jorginho Mello (PL-SC), trocaram xingamentos mútuos de “vagabundo” e “ladrão”. (Da Redação)