Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Argentina reabre para os brasileiros

22 de Setembro de 2021 às 00:01
Agência Brasil
Corredor do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Corredor do Aeroporto Internacional de Guarulhos. (Crédito: Rovena Rosa / Agência Brasil (13/12/2018))

O governo argentino anunciou hoje (21) que abrirá as fronteiras para viajantes de países vizinhos, incluindo o Brasil, a partir de 1º de outubro. Na mesma data, o país deixará de exigir o uso de máscaras em espaços abertos sem aglomeração de pessoas, entre outras medidas de flexibilização de regras sanitárias.

Os anúncios foram feitos pela ministra da Saúde, Carla Vizotti, que justificou a flexibilização diante do avanço da vacinação na Argentina e da queda na média de contágios diários. “Temos 16 semanas consecutivas de queda nos casos”, disse ela. “Do ponto de vista sanitário estamos num momento realmente muito positivo”, acrescentou em seguida.

Pelo anúncio oficial, a partir de 24 de setembro os argentinos, residentes e estrangeiros com autorização de trabalho poderão entrar na Argentina sem a necessidade de fazer isolamento.

No caso dos países vizinhos, corredores sanitários devem ser abertos nas fronteiras a partir de 1º de outubro para a entrada de estrangeiros, incluindo brasileiros. A abertura de tais corredores sanitários dependerão, contudo, da regulamentação pelas autoridades sanitárias locais, que devem estabelecer cotas, ainda não divulgadas, para a entrada de pessoas.

Entre os dias 1º de outubro e 1º de novembro, tais cotas devem ser ampliadas progressivamente. A partir de 1º de novembro, os aeroportos e portos devem ser abertos para os demais estrangeiros. (Agência Brasil)