Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Estado de SP mantém vacinação de adolescentes sem comorbidades contra a Covid-19

Prefeitura de Sorocaba informa que aguarda orientação do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) do Estado sobre o assunto

16 de Setembro de 2021 às 14:51
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Divulgação)

O governo estadual informou no início da tarde desta quinta-feira (16) que irá manter a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. A decisão foi tomada após o Ministério da Saúde publicar uma nota técnica que orienta a suspensão da imunização.

Questionada a respeito, a Prefeitura de Sorocaba informou somente que o município aguarda orientação do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) do Estado de São Paulo sobre o assunto.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, São Paulo tem quantidade suficiente de doses para seguir a imunização desta faixa-etária. "Não há comprovação sobre efeitos adversos da vacina neste público", informa a pasta estadual.

O Ministério da Saúde revisou a recomendação de vacinação de adolescentes contra a covid-19. Em nota técnica publicada hoje (16) pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, o ministério passou a recomendar a vacinação apenas para os adolescentes entre 12 e 17 anos que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

A pasta citou, entre outros argumentos para revisar a recomendação, o fato de que os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos e que a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda imunização de adolescentes com ou sem comorbidades.

A OMS, entretanto, não chegou a afirmar que a imunização de adolescentes não deveria ser realizada. Em vídeo publicado em junho, a organização disse apenas que, neste momento, a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos não é prioritária.

Cidades paulistas devem seguir orientação estadual

As prefeituras de São Paulo e de Piedade, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), já informaram que irão manter a imunização de adolescentes sem comorbidades. 

Em nota, a Prefeitura de São Paulo informa que a restrição imposta pelo governo federal é apenas por questão logística, pois, trata-se de um imunizante eficaz e seguro previamente autorizado", reforçou o município.

A Prefeitura da capital paulista disse ainda que as doses destinadas ao grupo mais jovem estão reservadas e "seu uso não compromete a vacinação dos demais públicos elegíveis". "Em relação à aplicação da segunda dose (D2) nos adolescentes, a pasta adianta que vai seguir normalmente."

Já a Prefeitura de Piedade informa que também manterá a vacinação e que, em caso de mudança nesta decisão do Governo do Estado, o município deve comunicar a população por meio das suas redes sociais.