Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Serrana aplica a 3ª dose da Coronavac

07 de Setembro de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Cidade reforça imunização de pessoas com mais de 60 anos.
Cidade reforça imunização de pessoas com mais de 60 anos. (Crédito: PREFEITURA DE SERRANA)

O município de Serrana, no interior paulista, iniciou nesta segunda-feira (6) a aplicação da terceira dose, de reforço, da Coronavac, o imunizante contra a Covid-19 produzido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. A meta é aplicar 5 mil doses em idosos, com 60 anos de idade ou mais.

A ação faz parte do Projeto S, conduzido pelo Butantan, que acompanha os resultados da vacinação na cidade. O projeto, que estuda a efetividade da CoronaVac, começou em fevereiro com a aplicação de vacinas em toda a população adulta de Serrana. O município concluiu em abril a imunização completa (com duas doses) dos 27 mil moradores com idade acima de 18 anos.

A pesquisa constatou queda de 95% nas mortes por Covid-19, de 86% nas internações e 80% nos casos sintomáticos da doença no município.

Segundo o diretor do Butantan, Dimas Covas, a aplicação da dose de reforço permitirá o acompanhamento dos desdobramentos da pandemia com a chegada da variante Delta do coronavírus.

No Rio

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou ontem que os municípios fluminenses devem acompanhar durante 30 dias as pessoas vacinadas com dose do lote 202108113H da Coronavac, interditado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por ter sido fabricado em uma unidade chinesa que não passou pelo processo de inspeção da agência.

Segundo nota do governo estadual, a orientação faz parte de um informe técnico recebido ontem do Ministério da Saúde. O objetivo do acompanhamento é “avaliação de possíveis eventos adversos” da vacina. Até o momento, somente a prefeitura do Rio informou ter usado as doses do lote interditado pela Anvisa. (Da Redação)