Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

DF teme haver confronto com índios

07 de Setembro de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
O acampamento indígena terá segurança reforçada hoje.
O acampamento indígena terá segurança reforçada hoje. (Crédito: EVARISTO SA / AFP (1/9/2021))

A agitação que envolve a organização da manifestação para o feriado da independência, hoje (7) em Brasília, levou a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) a organizar um esquema de segurança extraordinário. Diante da possibilidade de confrontos, a corporação planeja reforçar a segurança do “‘Acampamento Luta Pela Vida”, que concentra milhares de indígenas próximos à Esplanada dos Ministérios, para evitar que manifestantes acessem a área.

Acampados há 15 dias, povos indígenas do País inteiro aguardam o julgamento da tese de “marco temporal” das demarcações pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Antes de testemunharem o resultado da votação e retornarem às suas terras, os indígenas estarão no centro das manifestações. O acampamento está localizado no setor cultural do plano piloto a poucos quilômetros de distância da Esplanada dos Ministérios, onde os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro devem se organizar.

Bolsonaro é a favor da fixação da tese de marco temporal, que prevê a data da promulgação da Constituição de 1988 como data limite para que indígenas reivindiquem posse sobre as terras tradicionalmente ocupadas. A tese é rechaçada por povos originários. A possibilidade de o encontro entre manifestantes e indígenas descambar para confrontos não é descartada, por isso as medidas são articuladas. (Estadão Conteúdo)