Buscar no Cruzeiro

Buscar

7 de setembro

Bolsonaro fala em ‘enquadrar’ STF

05 de Setembro de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Presidente voltou a ameaçar
Presidente voltou a ameaçar "ruptura" ao discursar. (Crédito: RAFAEL BANDEIRA / LEIAJÁ IMAGENS / ESTADÃO CONTEÚDO (4/9/2021))

O presidente da República, Jair Bolsonaro, voltou a criticar o Supremo Tribunal Federal (STF). Após “motociata” que saiu de Santa Cruz do Capibaribe (PE), ele discursou no estacionamento do Polo Caruaru, em um carro de som, e convocou apoiadores para manifestações ‘pacíficas e ordeiras‘ no próximo dia 7 de setembro. Bolsonaro disse que cada um dos três Poderes precisa “enquadrar” aqueles que não respeitarem a Constituição, “sob risco de ruptura”.

“Se no STF alguém ousa continuar agindo fora das quatro linhas da Constituição, aquele Poder tem que chamá-lo e enquadrá-lo, lembrando que ele fez um juramento. Se assim não ocorrer em qualquer um dos três Poderes, a tendência é ocorrer uma ruptura, ruptura essa que eu não quero e nem desejo, tenho certeza que nem o povo brasileiro assim o quer”, disse Bolsonaro. “Mas a responsabilidade cabe a cada Poder, apelo a esse outro Poder, a ação dessa pessoa está prejudicando o destino do Brasil.”

Ele defendeu a liberdade de expressão e o povo como poder moderador. “Não se pode admitir que uma pessoa usando do seu cargo, não interessa em que Poder esteja, tire da população esse direito de liberdade de expressão. No dia 7, estaremos lá para mostrar a todos que não admitiremos mais que ninguém, quem quer que seja, ignore a nossa Constituição. Nossos movimentos sempre foram pacíficos e ordeiros, nunca houve atos de vandalismo.”

Bolsonaro observou ainda que as manifestações do próximo dia 7 de setembro servirão para mostrar que aqueles que “ousam não mais” se submeter à Constituição “serão colocados no devido lugar”. Ele completou que a população não será refém de “uma ou duas pessoas”.

Caminhoneiros

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Caminhoneiro Autônomo e Celetista divulgou ontem (4) uma nota afirmando que “repudia veementemente qualquer ação ou pretensão declarada que viole as garantias constitucionais do Estado Democrático de Direito e da coexistência de poderes institucionais independentes e harmônicos entre si”.

Na nota, assinada pelo deputado federal Nereu Crispim (PSL/RS), a frente parlamentar versa sobre retrocesso social “inadmissível” os chamamentos articulados nas redes sociais para participação de caminhoneiros em atos antidemocráticos no dia 7 de setembro, que “não podem ser tolerados, seja pela ilegitimidade de quem convoca, seja pela ilegalidade de suas pretensões.”

“Não há espaço para omissão dos representantes de direitos da categoria dos caminhoneiros autônomos e celetistas que devem expressamente manifestar-se contra ato atentatório dos pilares da democracia”, acrescenta o documento.

Na sexta-feira, a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) informou que eventual participação de caminhoneiros nas manifestações do dia 7 de setembro “representará a vontade individual” do transportador, mas em nota a entidade não deixou claro se apoia ou não as manifestações ou se orienta a adesão de seus associados. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)