Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Imunoglobulina, usada contra várias doenças, está em falta

04 de Setembro de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
placeholder
placeholder

A maioria (78%) dos hospitais do País dispõe de estoques só para um mês de imunoglobulina, substância presente no plasma do sangue e usada como uma forma de repor anticorpos e com efeito sobre inflamações. Os dados são da Associação Nacional dos Hospitais Privados. Já o governo de São Paulo acusa o Ministério da Saúde de não enviar o componente. O estoque do Hospital das Clínicas, por exemplo, só é suficiente para mais uma semana.

A imunoglobulina traz anticorpos para várias doenças, como tétano, rubéola, gripes e difteria. Na regulação do sistema imunológico, ela é essencial no tratamento de doenças neurológicas, como a síndrome de Guillain-Barré, neuropatias, doença de Kawasaki e trombocitopenia imune, entre outras. Mais recentemente, vem sendo usado para tratamentos pós-Covid.

“O governo federal segue falhando no envio de remédios de alto custo ao Estado de São Paulo, incluindo a imunoglobulina humana. Nenhum frasco foi recebido para atender pacientes no terceiro trimestre e ainda está pendente 57% do total requerido para o segundo trimestre. Vieram apenas 61,3 mil unidades, das 142 mil aprovadas pelo próprio ministério”, diz nota da Secretaria da Saúde.

A Anvisa, por sua vez, diz que vai facilitar a importação do produto “em face do cenário de iminente risco de desabastecimento de imunoglobulina humana regularizada no Brasil”. (Estadão Conteúdo)