Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Capital paulista vacina adolescentes a partir de 15 anos hoje

Quem tem entre 12 e 14 anos, sem comorbidades, pode se cadastrar nas UBSs para receber a xepa

30 de Agosto de 2021 às 09:47
Agência Brasil
O Distrito Federal começou a vacinar pessoas com 49 anos a partir de hoje. A vacinação contra a Covid-19 começou no dia 19 de janeiro e o DF já  recebeu 1.455.070 doses de imunizantes.
O Distrito Federal começou a vacinar pessoas com 49 anos a partir de hoje. A vacinação contra a Covid-19 começou no dia 19 de janeiro e o DF já recebeu 1.455.070 doses de imunizantes. (Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Nesta segunda-feira (30), começam a ser vacinados adolescentes de 15 a 17 anos sem comorbidades, um público estimado em 411,6 mil pessoas. A prefeitura aponta que a vacina da Pfizer é a única liberada, até o momento, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a aplicação em menores de 18 anos.

Quem tem entre 12 e 14 anos, sem comorbidades, pode se cadastrar na Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para receber doses remanescentes, conhecida como xepa.

Documentos

No momento da vacinação, é necessário apresentar documentos pessoais, preferencialmente Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Também deve ser apresentado um comprovante de endereço da cidade de São Paulo, de forma física ou digital. Para adolescentes, são aceitos documentos em nome dos pais.

No caso de pessoas com deficiência, é necessário laudo médico que ateste a condição, cartão de gratuidade no transporte público ou documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas. É possível apresentar ainda o documento oficial de identidade com a indicação da deficiência.

Se não houver documento comprobatório da deficiência, é possível assinar uma autodeclaração. O modelo de autodeclaração pode ser encontrado no site da prefeitura.