Buscar no Cruzeiro

Buscar

São Paulo

Região de Sorocaba é a segunda maior com total de faltosos da 2ª dose de 124,6 mil pessoas

Secretaria de Estado da Saúde faz um novo alerta nesta terça aos 1,27 milhão de faltosos da segunda dose das vacinas contra a Covid-19

24 de Agosto de 2021 às 16:25
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Myke Sena / MS)

A Região de Sorocaba é a segunda maior do Estado com total de faltosos da 2ª dose de vacinas contra a Covid-19 com 124,6 mil pessoas. O Departamento Regional da Saúde (DRS) de Sorocaba compreende no total 48 cidades. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (24) pelo governo estadual. Segundo os dados, a região de Sorocaba perde somente para a Grande São Paulo no número de faltosos, que é de 622,3 mil pessoas.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, em todo o Estado o total de faltosos da segunda dose das vacinas contra a Covid-19 chega a 1,27 milhão de pessoas, que ainda não compareceram aos postos para tomar a segunda dose das vacinas contra a Covid-19 para que concluam sua imunização.

O balanço desta terça contabiliza 715 mil pessoas que ainda precisam completar o esquema vacinal com o imunizante do Butantan/Coronavac, outras 511 mil da Fiocruz/Astrazeneca/Oxford e 47,7 mil de Pfizer. Por isso, a pasta reforça as orientações para que as pessoas retornem aos postos.

Segundo levantamento do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), cerca metade deste quantitativo está concentrado na Grande São Paulo, que reúne também mais de 20 milhões de habitantes do Estado.

O percentual de faltosos varia de 4,7% a 16,4% entre as 17 regiões do Estado, observando-se a proporção de doses enviadas até a última semana para a segunda aplicação e conclusão dos esquemas vacinais.

“Aqueles que tomaram a primeira dose precisam retornar aos postos de vacinação para tomar a segunda dose. A proteção só acontece após completar o esquema vacinal”, afirma a Coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

Para completar o esquema vacinal contra a Covid-19, são necessárias duas doses tanto da vacina do Butantan (intervalo de 28 dias) quanto da Fiocruz e Pfizer (12 semanas) – para esta última, o Governo de São Paulo aguarda envio de doses e oficialização do Ministério da Saúde quanto à redução do prazo para 21 dias.

Caso o prazo seja ultrapassado, é fundamental que o cidadão procure um posto assim que possível para orientações e para completar a imunização. O esquema vacinal da Janssen prevê apenas uma dose.

As Prefeituras são responsáveis pela busca ativa dos vacinados, mas o Governo de SP apoia a ação com o envio de mensagem via SMS e por e-mail à população para lembrar a data da segunda dose conforme pré-cadastro realizado no site Vacina Já ou no momento da aplicação da vacina.

Rotineiramente, com base nas estatísticas populacionais previstas pelo Ministério da Saúde para cada faixa etária ou público específico, o Governo de São Paulo define as remessas de doses necessárias para as 645 cidades avançarem em cada etapa da campanha.

Os quantitativos de primeira e segunda dose são idênticos, realizados em duas entregas diferentes para que o município realize a aplicação e conclua a imunização das pessoas.

O calendário completo da vacinação no estado de São Paulo está disponível no site https://vacinaja.sp.gov.br/diadaesperanca/.

Lembretes virtuais

A carteira de vacinação digital disponível no aplicativo Poupatempo Digital, ganhou nova funcionalidade neste mês, e passa a disponibilizar na tela de abertura da Carteira de Vacinação um alerta com a data para retornar ao posto.

A ferramenta desenvolvida pela Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo e pode ser baixada gratuitamente em celulares com sistema operacional Android ou iOS.

Além disso, quem realiza o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) economiza até 90% no tempo de atendimento nos postos de vacinação e também recebe lembretes por e-mail para tomar a segunda dose.

O formulário cadastral do Vacina Já pode ser preenchido tanto no site quanto por WhatsApp – basta adicionar o número +55 11 95220-2923 à lista de contatos e enviar um “oi” ou clicar no link wa.me/5511952202923?text=oi.

O preenchimento antecipado não é obrigatório, mas facilita o trabalho dos profissionais de saúde e reduz as chances de aglomeração nos pontos de aplicação das vacinas contra a Covid-19. (Da Redação, com informações do Governo de SP)