Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

OMS reforça pedido por atraso em doses de reforço até que todos sejam vacinados

Organização recebeu quase 4,5 milhões de registros de novos casos, na semana passada

24 de Agosto de 2021 às 14:00
Estadão Conteúdo [email protected]
(Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil)

Infectologista responsável pela resposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) à pandemia de coronavírus, Maria Van Kerkhove reforçou, durante sessão de perguntas e respostas nesta terça-feira (24), o pedido da entidade multilateral para que países deixem os planos de oferecer doses de reforço aos seus cidadãos até que toda a população mundial mais vulnerável à Covid-19 seja vacinada contra a doença.

Segundo ela, a "ideia de que nós podemos proteger uma população específica sem proteger o resto do mundo dá uma falsa sensação de segurança", uma vez que variantes estão emergindo e viagens internacionais são retomadas. "O objetivo das vacinas contra a Covid-19 é prevenir casos graves e mortes. Precisamos que pessoas de todos os países sejam imunizadas", argumentou.

De acordo com Van Kerkhove, há "transmissão generalizada" do vírus no momento, com os Estados Unidos liderando as novas infecções.

A OMS recebeu, na semana passada, quase 4,5 milhões de registros de novos casos, enquanto 68 mil mortes por Covid-19 foram reportadas no período, de acordo com a especialista.

Nas Américas, houve aumento de 8% em novos casos nos últimos sete dias, em relação ao mesmo período anterior, e alta de 10% nos óbitos, na mesma base de comparação, destacou Van Kerkhove.