Buscar no Cruzeiro

Buscar

Política

'Momento político de desgaste', diz Mourão sobre pedido de impeachment de Moraes

Para o vice-presidente, o pedido faz parte de uma "luta política"

23 de Agosto de 2021 às 14:53
Estadão Conteúdo [email protected]
Crédito da foto: Adnilton Farias / VPR / Arquivo (23/4/2019)
Apesar da declaração, Mourão evitou fazer julgamentos. (Crédito: Crédito da foto: Adnilton Farias / VPR / Arquivo (23/4/2019))

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta segunda-feira (23) que o pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes entregue pelo presidente Jair Bolsonaro ao Senado na última sexta-feira (20) faz parte da "luta política" e revela "momento político de desgaste". "É um processo previsto pela Constituição", minimizou em conversa com jornalistas.

Ele evitou fazer julgamento de valor sobre a decisão de pedir a retirada do ministro da Corte e disse que o governo agiu corretamente ao entrar com ação na qual pedia que o STF só agisse após provocação da Procuradoria Geral da República.

"Depois de mais de um ano, o governo tomou a atitude que eu acho correta em relação àquele inquérito que é conduzido pelo Alexandre de Moraes, procurando colocar em termos jurídicos a questão do regulamento interno do STF, que serviu de base para a abertura do inquérito. Agora que se tome uma decisão se aquilo realmente é válido, se foi recepcionado pela Constituição de 1988. Essa é a maneira correta de você reagir usando a lei", declarou o vice em sinal de aprovação da atitude.