Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Bolsonaro diz que pedirá impeachment também de Barroso

22 de Agosto de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo e Redação
Presidente visitou a mãe, em Eldorado, com os filhos.
Presidente visitou a mãe, em Eldorado, com os filhos. (Crédito: REPRODUÇÃO REDE SOCIAL)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que irá apresentar o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso “nos próximos dias”. Na sexta-feira, o presidente protocolou no Senado o pedido de afastamento do ministro Alexandre de Moraes. “Priorizamos esse pedido do senhor Alexandre de Moraes e nos próximos dias ultimaremos o segundo pedido”, disse.

Bolsonaro argumentou ontem que o pedido de impeachment de Moraes não é uma “revanche”. Ainda assim, Bolsonaro reclamou de estar sendo investigado pelo Supremo no que chamou de “inquérito do fim do mundo”.

“Eu fiz tudo dentro das quatro linhas da Constituição. Engraçado, quando eu entro com uma ação no Senado fundada na Constituição, o mundo cai na minha cabeça. Quando uma pessoa, com um inquérito do fim do mundo, me bota lá, ninguém fala nada. Não é revanche, cada um tem que saber o seu lugar. Só podemos viver em paz e harmonia se cada um respeitar o próximo e saber que existe um limite, que é a nossa Constituição”, afirmou Bolsonaro, em Eldorado (SP), onde visitou a mãe. “Todos os incisos do artigo 5º da Constituição, cumpri todos. Não tem nenhum ato meu fora dessas quatro linhas”, completou.

O pedido de impeachment do ministro do STF foi protocolado digitalmente pela Presidência da República diretamente no gabinete do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e é assinado apenas por Bolsonaro.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) emitiu nota em que expressa preocupação com o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro. “A convivência entre os Poderes exige aproximação e cooperação, atuando cada um nos limites de sua competência, obedecidos os preceitos estabelecidos em nossa Carta Magna”, afirma a nota do tribunal. Na sexta-feira, o próprio STF divulgou nota para repudiar a ação do chefe do executivo.

AMB e Ajufe

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) se manifestaram ontem em defesa do ministro Alexandre de Moraes. As entidades afirmam que as decisões judiciais devem ser contestadas no âmbito do próprio Judiciário e “jamais por meio de instrumentos políticos”. 

Presidente vai a sítio em que morou com a família

Uma visita ao sítio onde morou na adolescência em Eldorado fez parte da agenda de ontem do presidente Jair Bolsonaro. Em transmissão ao vivo nas suas redes sociais, o presidente e sua equipe percorreram a propriedade na companhia do atual proprietário.

“Meu único desejo é deixar um Brasil melhor do que o que eu recebi em 2019. Apesar de todos os problemas, pandemias, crise hidrológica enorme, as geadas -- que queimaram a safrinha de milho e impactam o preço do frango e dos ovos. Tem muita coisa para ser feita, mas passa pelo Parlamento, também tem o impedimento da Justiça, mas seguimos trabalhando”, comentou Bolsonaro. (Estadão Conteúdo e Redação)