Buscar no Cruzeiro

Buscar

CPI da Covid

CPI aprova quebrar sigilo de Ricardo Barros e Wassef

20 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Senadores da CPI aprovaram os requerimentos durante sessão realizada na manhã de quinta-feira (19).
Senadores da CPI aprovaram os requerimentos durante sessão realizada na manhã de quinta-feira (19). (Crédito: Jefferson Rudy / Agência Senado)

A CPI da Covid aprovou ontem, 19, pedido de quebra de sigilo fiscal do deputado Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara. O colegiado vai requerer os dados à Receita Federal, assim como informações sobre investigações que envolvam o parlamentar no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal de Contas da União (TCU). Na sessão de ontem, os senadores também deram aval a um requerimento que quebra o sigilo fiscal de Frederick Wassef, que se apresenta como advogado do presidente e sua família.

Wassef se tornou amplamente conhecido após a Polícia Federal encontrar e prender Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro acusado de comandar um esquema de rachadinha para o parlamentar quando ele era deputado estadual pelo Rio, em uma propriedade sua na cidade de Atibaia, no interior paulista, em junho de 2020.

Em ambos os casos -- Wassef e Barros --, as informações precisarão ser fornecidas pela Receita Federal, com dados de empresas em que o advogado e o deputado possam ter participação, como de faturamento desses negócios.

O autor do pedido de quebra de sigilo de Wassef foi o relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL). Na lista apresentada pelo senador estão nomes como de Wassef e Francisco Maximiano, um dos sócios da Precisa Medicamentos, investigada pela negociação da vacina indiana Covaxin com o governo federal que prestou depoimento ontem. (Da Redação com Estadão Conteúdo)